Após a saída de Francesco Farioli, confirmada um dia depois do fim da Eredivisie, o Ajax está a avaliar a possibilidade de voltar a contar com Erik ten Hag no comando técnico da equipa. A informação foi avançada por Florian Plettenberg, jornalista da Sky Sports alemã e especialista em mercado de transferências.

Ten Hag, de 54 anos, é visto como um dos principais candidatos à sucessão de Farioli, tendo já orientado o Ajax entre 2018 e 2022. Durante esse período, conquistou três títulos de campeão neerlandês e duas Taças dos Países Baixos, além de ter conduzido a equipa a uma memorável meia-final da Liga dos Campeões em 2019.

Outro nome forte em cima da mesa é o de Paul Simonis, atual treinador do Go Ahead Eagles, que tem vindo a destacar-se pelo trabalho desenvolvido no clube de Deventer. O Ajax pretende definir rapidamente o novo treinador, numa altura em que se prepara para reformular o projeto desportivo.

Erik ten Hag está atualmente sem clube, depois de ter sido demitido do Manchester United em outubro do ano passado. Além do interesse do Ajax, o seu nome tem sido também apontado ao Bayer Leverkusen, que procura um sucessor para Xabi Alonso, prestes a assumir o comando do Real Madrid.

O regresso de Ten Hag ao clube de Amesterdão seria visto como uma aposta segura, dada a ligação histórica e os resultados alcançados na sua primeira passagem. A decisão deverá ser tomada nas próximas semanas, à medida que o Ajax traça o plano para a temporada 2025/26.