A fase final do Euro 2020 vai ter características diferentes das organizações anteriores. Ao invés de se realizar em apenas um país europeu ou numa organização bipartida, o Campeonato Europeu de futebol vai passar por 12 países e em 12 cidades diferentes.

Para já, há seis seleções que conseguiram o almejado bilhete: Polónia, Ucrânia, Espanha, Bélgica, Itália e Rússia.

Confira as seleções já apuradas para o Euro 2020
Confira as seleções já apuradas para o Euro 2020
Ver artigo

A seleção polaca qualificou-se pela quarta vez consecutiva para o Euro, ao bater a Macedónia do Norte, por 2-0, em duelo do Grupo G.

A Polónia estreou-se em Europeus em 2008 e nunca mais voltou a falhar uma fase final, tendo como melhor prestação a presença nos quartos de final em 2016, quando foi eliminada por Portugal.

Todos os resultados da qualificação para o Euro 2020

Classificação dos grupos para o Euro 2020

Com a qualificação já garantida, a Bélgica não adormeceu à sombra da bananeira e manteve a senda 100% vitoriosa no grupo. Nesta jornada europeia, em partida do Grupo I, bateu o Cazaquistão por 2-0, com um tento de Batshuayi e Meunier.

Golo 700 de Ronaldo não evita derrota de Portugal e Ucrânia qualifica-se para o Euro 2020
Golo 700 de Ronaldo não evita derrota de Portugal e Ucrânia qualifica-se para o Euro 2020
Ver artigo

No grupo de Portugal, a Ucrânia que precisava apenas de um empate para garantir a presença na fase de final, acabou por bater Portugal e garantir desde já, quando faltam duas jornadas por disputar, a presença no certame, deixando a seleção nacional sem margem de erro e a precisar de calculadora.

As outras três equipas já qualificadas vão ser anfitriões e já sabem mesmo em que grupo vão cair. A seleção italiana já sabe em que cidade vai jogar, na sua capital em Roma.

Vamos a contas? Venha de lá essa calculadora que a vida de Portugal não está fácil
Vamos a contas? Venha de lá essa calculadora que a vida de Portugal não está fácil
Ver artigo

A 'Squadra Azzurra' garantiu a qualificação, depois de um triunfo sobre a Grécia, quebrando assim o 'hiato' dos italianos em fases finais, depois dos tetracampeões do mundo terem falhado, escandalosamente diga-se de passagem, a presença no Mundial de 2018.

Os italianos vão ficar no grupo A e vão jogar os três encontros em casa, isto porque de acordo com as regras do sorteios as equipas anfitriãs já sabem que em caso de qualificação vão jogar nas cidades das respetivas nações.

A Rússia, que também é anfitriã, foi ao Chipre golear por 5-0, em jogo do Grupo I de qualificação para o Euro 2020, com golos de Denis Cheryshev (09 e 90+2 minutos), Magomed Ozdoev (23), Artyom Dzyuba (79) e Aleksandr Golovin (89), e garantiram, desde já, pela quinta vez consecutiva, a presença na fase final de um Europeu.

Os russos, que vão ter vaga no grupo B, ainda esperam pelo que a Dinamarca, outro país anfitrião que terá lugar em caso de qualificação no grupo B, possa fazer. Em caso de apuramento direto dos dinamarqueses, será feito um sorteio para se perceber qual das seleções vai realizar três partidas em casa e quem faz apenas dois.

Também a Espanha é um dos países anfitriões para o Euro. Um golo do ex-benfiquista Rodrigo, nos descontos, permitiu à 'La Roja' empatar na Suécia e qualificar-se para o Europeu de futebol de 2020.

A 'armada espanhola' aguarda para saber a sua situação, nomeadamente que resultados fará a República da Irlanda, equipa que está em primeiro lugar no grupo, mas poderá perder essa posição já que a Dinamarca e Suíça contam com menos um jogo. A equipa 'dos trevos' consentiu uma derrota frente à seleção de Seferovic e têm agora o objetivo em risco. Ou seja, caso a Irlanda fique de fora, a Espanha vai ter três partidas caseiras.

Critérios para os anfitriões no mesmo grupo na Fase final

- Casos os anfitriões se qualifiquem diretamente ou via playoff, será feito um sorteio para definir quem fará os três jogos em casa. A outra equipa faz apenas dois

- Se um anfitrião se qualificar diretamente e o outro via playoff ou é eliminado, o qualificado é quem recebe os três jogos em casa.

- Se um anfitrão chegar ao Euro 2020 via playoff e o outro for eliminado, joga em casa os três jogos.

Como estão os países anfitriões?

Grupo A

- Itália (já apurada e com três jogos em casa já garantidos)
- Azerbaijão (Só se pode apurar via playoff)

Grupo B

- Rússia (já apurada)
- Dinamarca (Em boa situação, já que está em primeiro lugar)

Grupo C

- Holanda (Está na segunda posição do grupo)
- Roménia (Está na terceira posição do grupo)

Grupo D

- Inglaterra (Está na primeira posição do grupo de apuramento)
- Escócia (Lugar garantido no Playoff)

Grupo E

- Espanha (Já qualificada)
- Irlanda (Está em primeiro lugar do grupo)

Grupo F
- Alemanha (Segundo lugar do grupo)
- Hungria (Em segundo lugar no grupo de apuramento)

Cidades anfitriãs

Grupo A: Itália (Roma) e Azerbaijão (Baku)

Grupo B: Rússia (São Petersburgo) e Dinamarca (Copenhaga)

Grupo C: Holanda (Amesterdão) e Roménia (Bucareste)

Grupo D: Inglaterra (Londres) e Escócia (Glasgow)

Grupo E: Espanha (Bilbau) Rep. Irlanda (Dublin)

Grupo F: Alemanha (Munique) e Hungria (Budapeste)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.