As titularidades de José Sá e Toti Gomes no encontro de hoje frente ao Liechtenstein, da fase de qualificação para o Euro2024 de futebol, elevam para quatro o número de estreantes na seleção portuguesa na ‘era’ Roberto Martínez.

O guarda-redes dos ingleses do Wolverhampton, de 30 anos, é habitualmente chamado aos trabalhos da seleção ‘AA’, tendo marcado presença na fase final do Mundial2022, no Qatar, mas só hoje, seis anos depois da primeira chamada, cumpre a estreia de ‘quinas ao peito’, em Vaduz, já com Portugal apurado para a fase final, que vai decorrer na Alemanha.

Por sua vez, o defesa central, de 24 anos, colega de José Sá nos ‘wolves’ e que está pela quarta vez nos convocados do técnico espanhol, tinha sido 'riscado' da ficha dos últimos dois encontros, com Eslováquia (3-2), no Porto, e Bósnia-Herzegovina (5-0), em Zenica, com a primeira internacionalização ‘AA’ a acontecer no jogo de hoje, da nona jornada do grupo J.

Desta forma, José Sá e Toti Gomes sucedem a João Neves, do Benfica, que tinha sido suplente utilizado na Bósnia, em 16 de outubro.

Antes, no arranque da qualificação, em 23 de março, o defesa central Gonçalo Inácio, do Sporting, foi o primeiro estreante de Martínez, contra o Lienchestein, que terminou com a vitória dos lusos por 4-0, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Na presente época ao serviço dos ‘wolves’, José Sá soma 12 jogos na Premier League, todos como titular, enquanto Toti Gomes, que também pode alinhar como lateral esquerdo, contabiliza 11 partidas, oito dos quais a jogar de início.

O lateral direito João Mário, do FC Porto, passa a ser o único jogador do atual lote de convocados sem qualquer internacionalização ‘AA’, sendo que está no banco e poderá entrar durante o encontro.

- Os estreantes na 'era' Roberto Martínez:

16/11/23: José Sá e Toti Gomes.

16/10/23: João Neves.

23/03/23: Gonçalo Inácio.