Fernando Santos chamou 25 jogadores para o duplo compromisso do próximo mês, com destaque para as convocatórias de Daniel Carriço (Sevilha), Renato Sanches (que se mudou recentemente do Bayern Munique para o Lille) e Daniel Podence (Olympiakos). Em conferência de imprensa, o selecionador nacional justificou estas opções e falou ainda de João Félix e Cristiano Ronaldo.

Chamada de Podence: "Há dois anos, o Rui [Jorge] falava-me dele. Quando fomos para a Taça das Confederações e ele foi jogar o Europeu de sub-21. Houve uma fase em que não tinha esta regularidade. Fui observar o Olympiacos e saltou-me à vista. Quando isso acontece quero vê-lo ao vivo. Tem muitas coisas interessantes".

Chamada de Carriço: "Na última só podia levar 23, nesta posso levar 24 ou 25 jogadores porque posso deixar jogadores fora da convocatória. E como os dois jogos são fora, pensei que ia ter mais dificuldades em chamar um jogador se tivéssemos um azar com um cartão vermelho, uma lesão, por isso levámos quatro centrais. O Daniel é um jogador que temos seguido com muita regularidade e que se tem vindo a afirmar no Sevilha."

Escolhas para a convocatória: Estes jogadores fazem parte de uma lista de observações que temos feitos ao longo destes últimos meses. Tem a ver com montar um puzzle de acordo com o que visualizamos e com um padrão que achamos que é o mais correto. Felizmente para nós, equipa técnica e para o futebol, temos margem grande de possibilidade de convocatória. O principal de escolha é a qualidade e há muitos bons jogadores. Estão 25 mas podiam estar 40. Há um fator que é determinante e que tem a ver com as características e não com o valor. Há jogadores que têm uma determinada caraterística de jogo que interessa. Não vou levar seis ou sete com as mesmas caraterísticas. Acontece que jogadores que até poderiam estar nesse lote mas as caraterísticas casam com outras que já cá estão".

Sérvia e Lituânia: "São jogos decisivos. Quero o apuramento direto, em 1.º. Estamos na fase de ganhar estes 6 jogos, só o podemos fazer respeitando os adversários. Para a Sérvia é um jogo muito decisivo, jogam em casa depois de dois empates. Portugal tem de ganhar os seis jogos. Só podemos ganhar, mas como diz Cristiano Ronaldo, não basta querer e ter talento, não basta falar: temos de chegar ao campo e mostrar. A Lituânia é um adversário diferente, joga num sintético e os adversários têm muitas dificuldades. São dois jogos com graus de dificuldade elevados."

João Félix titular?: "Vou parafrasear o meu amigo Sérgio Conceição: aqui ninguém joga por causa do dinheiro. Agora estamos a falar de um jogador que até está à parte disso tudo... Sempre disse que há aqui um jogador indiscutível que é o Cristiano Ronaldo. Todos os outros se são convocados é porque têm qualidade e merecem. Se ele está aqui, tem tantas condições como os outros."