A Holanda, terceira classificada no Mundial de futebol de 2014, voltou hoje a mostrar mau momento, perdendo por 2-0 na visita à Islândia, que partilha com a República Checa o primeiro lugar do grupo A de qualificação para o Euro2016.
Depois de perder na República Checa (2-1), a que se seguiu um triunfo em casa com o Cazaquistão (3-1), o conjunto de Guus Hiddink exibiu novamente debilidades e não evitou a sua primeira derrota de sempre com a Islândia, que ostenta um registo sem mácula, após vitórias sobre a Turquia, em casa, e frente à Letónia, fora, ambas por 3-0.
Com o portista Martins Indi no “onze” holandês, o “escândalo” foi consumado com dois golos do médio Gylfi Thór Sigurosson, o primeiro aos 10 minutos, na conversão de uma grande penalidade, e o segundo aos 42, em lance de insistência, num jogo em que a Holanda não soube o que fazer com tanta posse de bola (69%).
A República Checa aproveitou o deslize, ao impor-se por 4-2 na visita ao Cazaquistão: Dockal (13), Lafata (44), Krejci (56) e Necid (88) materializaram o triunfo, que os tentos tardios de Logvineko (84 e 90+1) não colocaram em causa.
Letónia e Turquia anularam-se (1-1), com o médio Bilal Kisa (47) a adiantar os forasteiros, mas o avançado Valerijs Sabala (54) a empatar e deixar ambas as equipas em situação periclitante no grupo.
Islândia e República Checa lideram com o pleno de nove pontos, seguidos da Holanda (três), Letónia (dois), Cazaquistão e Turquia (um).
No grupo B, a Bélgica somou os seus primeiros pontos, ao empatar 1-1 com a Bósnia-Herzegovina, que ainda não venceu. Aproveitou Israel, que bateu Andorra e isolou-se no segundo lugar, atrás do País de Gales, vencedor do confronto com o Chipre.
Depois de perder em casa com o Chipre e empatar no País de Gales, a Bósnia-Herzegovina adiantou-se frente à Bélgica, com um golo do Edin Dzeko (28), a corresponder com forte pontapé no “coração” da área a cruzamento rasteiro de Pjanic.
Com o ex-portista Defour no “onze” inicial, a Bélgica reagiu no segundo tempo e o médio “romano” Radja Nainggolan (51) empatou, resultado que faz a Bélgica cair para terceiro do grupo, superada pelo triunfo de Israel 3-1 em Andorra, que ainda não pontuou.
O País de Gales comanda após vitória 2-1 sobre o Chipre: Cotterill (13) e Robson-Kanu (23) colocaram os locais em vantagem, mas Laban (36) reduziu para os forasteiros, que desaproveitaram superioridade numérica por expulsão de King (47).
O País de Gales soma sete pontos em três jogos, Israel seis e Bélgica quatro, ambos com dois desafios, Chipre tem três, a Bósnia-Herzegovina dois e Andorra está a zeros.
No grupo H, um golo solitário – e aos repelões - do avançado Graziano Pellè (23) valeu à Itália tangencial triunfo por 1-0 na visita a Malta, com os insulares reduzidos a 10 pela expulsão de Mifsud (27), enquanto Bonucci (73) também recolheu mais cedo aos balneários nos transalpinos.
A Noruega bateu a Bulgária por 2-1 e a Croácia goleou o Azerbaijão por expressivo 6-0, pelo que se criou um fosso considerável no grupo.
Croácia e Itália têm os nove pontos possíveis, a Noruega seis, Bulgária segue-se com três, Azerbaijão e Malta ainda não pontuaram.
Comentários