Foi com selo de goleada que Portugal terminou a dupla jornada de qualificação para o Euro 2020, ao ganhar à Lituânia por 5-1, naquele que foi o quarto jogo que realizou no Grupo B (dois empates caseiros e dois triunfos fora). Um golo sofrido de bola parada ainda assustou, mas Cristiano Ronaldo acabou por ser o matador que a Seleção precisava: abriu o caminho de grande penalidade, desfez o empate com um lance, no mínimo, caricato, e com frieza ajudou a confirmar uma vitória folgada (ainda que, uma vez mais, longe de deslumbrar) da equipa lusa, com William Carvalho a fazer o 5-1 final.

O resumo

Em relação ao jogo de sábado em Belgrado, Fernando Santos não se limitou a substituir o lesionado Nélson Semedo por João Cancelo. Também lançou Rúben Neves para o lugar de Danilo, enquanto João Félix relegou Gonçalo Guedes para o banco (a equipa voltava a jogar em 4x3x3, com o ex-Benfica na esquerda).

Temia-se a reação dos portugueses ao relvado sintético, mas a verdade é que o jogo não podia ter começado melhor para a equipa das quinas, pois logo aos seis minutos Palionis desviou com o braço um cruzamento de João Félix, levando o árbitro a assinalar grande penalidade. Chamado a converter, Cristiano Ronaldo aproveitou para apontar o 90.º golo pela Seleção.

No entanto, sem que nada o fizesse prever, a equipa da casa conseguiu chegar ao empate num lance de bola parada: canto de Kuklys na direita com Andriuskevicius (28') a ganhar a João Félix nas alturas e a cabecear para o fundo da baliza - Rui Patrício ainda se esforçou para defender, mas em vão.

Apesar das inúmeras oportunidades da equipa das quinas, os lituanos aguentaram a igualdade até ao intervalo, mas no melhor pano cai a nódoa e Sektus, que até àquele momento havia defendido quase tudo, acabaria por estar na origem do 1-2, num lance caricato. Ronaldo (62') rematou à entrada da área e o guarda-redes lituano, que parecia ter o lance controlado, sacudiu a bola para cima, com esta a ressaltar-lhe depois no ombro e a encaminhar-se para o fundo das redes. Por essa altura já Fernando Santos tinha apostado no 4x4x2, com a entrada de Rafa para o lugar de Bruno Fernandes.

A UEFA acabou por atribuir o 2-1 ao avançado da Juventus, que apenas três minutos depois chegou ao 'hat-trick', assistido de forma soberba por Bernardo Silva. A dupla voltou a fazer das suas aos 76’, quando o criativo do Manchester City descobriu CR7 livre de marcação, para um remate de primeira ao segundo poste.

Já depois das entradas de Gonçalo Guedes e Pizzi, ainda houve tempo para William Carvalho (90+2) marcar pelo segundo jogo seguido, aproveitando uma bola perdida na área. Contas feitas, Portugal soma agora oito pontos em quatro jogos, ocupando o segundo posto do Grupo B, atrás da Ucrânia (13 pontos, em cinco jogos).

O momento

2-1 de Ronaldo (ou auto-golo de Sektus?): Sim, foi lance que permitiu a Portugal colocar-se novamente em vantagem, mas a forma como este se desenrolou merece entrada direta no 'Hall of Fame' dos golos bizarros: remate de Ronaldo, defesa atabalhoada de um guarda-redes que até então estava em bom plano, com a bola a saltar e a bater-lhe no ombro antes de entrar na baliza.

O melhor

Cristiano Ronaldo: Quatro golos em Vilnius, 25 em 31 jogos de qualificação (já é o melhor marcador de sempre em apuramentos para Campeonatos da Europa) e um total de 93 por Portugal. É preciso dizer mais?

O pior

Setkus: Depois do penálti de Ronaldo, o guardião lituano parecia ter trancado a baliza, negando o 1-2 por várias vezes, mas o segundo golo de Portugal, aos 62 minutos, acabou por estragar a noite de Sektus, sendo que a partir daí também não houve mais Lituânia.

Reações

Rúben Neves: "Não estivemos tão bem no aspecto defensivo"

João Félix: "Há jogos assim, em que a bola não quer entrar"

Rafa sobre o relvado sintético: "Já não se usa e não estamos habituados"

Fernando Santos: "Temos capacidade para acabar em primeiro neste grupo"

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.