Portugal pode assegurar, esta segunda-feira, frente a Bósnia o primeiro lugar do grupo. No entanto, há mais coisas poder decidir na fase de qualificação para o Europeu.

No Grupo J, onde está incluído Portugal, a equipa das quinas já garantiu a presença no certame que tem lugar no próximo ano. A partida de hoje tem uma importância única para a Bósnia, já que em caso de derrota fica afastada da possibilidade de assegurar um dos dois primeiros lugares do grupo, que dão o apuramento, ficando dependente de um eventual playoff. Isto também se a Eslováquia derrotar o Luxemburgo.

A Islândia fica também de fora do apuramento direto em caso de derrota contra o Liechtenstein, ou se empatar e caso a Eslováquia e Bósnia vençam. O Liechtenstein, como se diz na gíria, já não conta para o totobola, e não tem quaisquer possibilidades de se apurar.

Virando a bitola para o grupo B, a França já garantiu a qualificação; o segundo lugar que também dá via direta para o Euro permanece em aberto. A Grécia garante o apuramento caso vença os Países Baixos por quatro ou mais golos de diferença. Caso esse cenário (pouco provável) tenha lugar, a equipa neerlandesa teria que lutar pela qualificação no playoff depois de já ter garantido o terceiro lugar. Irlanda e Gibraltar já estão fora das contas.

No Grupo F, a Bélgica já garantiu o apuramento. A Áustria também festeja o apuramento direto se vencer no Azerbaijão ou caso a Suécia não derrote a Bélgica, num jogo decisivo para a seleção do avançado do Sporting Viktor Giokeres. Para ainda sonhar com o segundo lugar a equipa escandinava tem que vencer a já apurada Bélgica e aguardar pela não vitória da Áustria. Já o Azerbaijão precisa do triunfo frente à Bélgica, por três ou mais golos, para ainda sonhar com o apuramento. A equipa da Estónia já não tem hipótese de se qualificar.

Veja aqui a classificação dos grupos

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.