As oito seleções que irão ao ‘play-off’ de qualificação para o Euro2016 de futebol serão divididas em dois grupos, um de cabeças de série e outro não, no sorteio a realizar a 18 de outubro.

Na fase final do campeonato da Europa, a disputar em 2016, entram diretamente o anfitrião, a França, os vencedores dos nove grupos de qualificação, os nove segundo classificados e o melhor terceiro, num total de 20 equipas.

Ficam a restar mais quatro vagas, a saírem dos jogos do ‘play-off‘ entre os oito terceiros lugares, para cujo sorteio existirá a novidade de um dos potes ser de cabeças de série, de acordo com o ‘ranking’ da UEFA.

No ‘play-off’ a primeira seleção de cada um dos jogos a ser sorteada jogará em casa, com os embates agendados para 12/13/14 de novembro (primeira mão) e 15/16/17 de novembro (segunda mão).

O sorteio da fase final decorrerá em Paris a 12 de dezembro, data em que já são conhecidos todos os finalistas, com a França a ficar fora dos quatro potes, com o primeiro a ter cinco equipas, uma das quais a campeã em título, a Espanha.

Os potes dois, três e quatro terão cada um seis seleções, num sorteio que configurará seis grupos (de A até F).

Os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros, num total de 16 equipas, passam aos oitavos de final do Euro2016.

Na fase de qualificação, que se encontra ainda a decorrer, Portugal lidera o grupo I, com 12 pontos, à frente de Dinamarca, com dez, e de Albânia, com sete e menos um jogo disputado.

No seu próximo compromisso a seleção comandada por Fernando Santos visita a Albânia [a única que lhe tirou pontos e venceu por 1-0], a 07 de setembro, seguindo-se uma receção à Dinamarca, a 8 de outubro, e uma deslocação à Sérvia, a 11, em jogo que fecha o apuramento.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.