Portugal vai receber este domingo a Islândia, em partida da 10.ª e última jornada do Grupo J de apuramento para o Euro 2024. Portugal, já com a qualificação há muito garantida, vai tentar terminar esta campanha só com vitórias, algo que nunca antes logrou numa fase de apuramento.

Roberto Martínez, selecionador de Portugal, fez a antevisão à partida de destacou a vontade de ver os seus pupilos fazerem história.

O que espera do encontro: "O primeiro objetivo é importante. Acabar só com vitórias é importante e histórico. Jogar contra o Liechtenstein foi uma oportunidade para ter uma ligação, disciplina tática com muitos jogadores de ataque. É o mais difícil que há. Pode ser que, durante o Europeu, haja situações em dez ou quinze minutos em que seja preciso isso. Gostei muito da atitude dos jogadores. Amanhã, o jogo vai ser diferente. A Islândia é uma equipa muito objetiva, que controla o jogo direto. Será um jogo que precisa de novas valências no relvado, vamos tomar decisões depois do último treino de hoje para termos jogadores frescos."

O segredo de tão bem sucedida campanha: "O que é importante é ter um compromisso individual que tenham talento individual superlativo e jogar na estrutura coletiva. Foi o que nós fizemos nos últimos nove jogos... Não é fácil ser uma equipa consistentemente ganhadora. É difícil manter isso porque há sempre lesões, contratempos."

Raphael Guerreiro poderá jogar?: "Um jogador como Raphael Guerreiro pode trazer equilibrio à estrutura táctica. Não precisamos de um esquerdino para jogar na esquerda, mas sim de boa ligação e estrutura defensiva para depois atacar. Guerreiro está apto, mas não para jogar noventa minutos."

Diogo Costa na baliza: "Temos três guarda-redes de um altíssimo nível. Achava que era importante para o José Sá estar no relvado, mostrar que não está parado, que está na seleção porque tem um alto nível. Jogar contra o Liechtenstein e ter uma situação para mostrar que está preparado foi fantástico. O Rui Patrício jogou a muito bom nível nos primeiros dois jogos. O Diogo Costa voltará à baliza amanhã."

Teme assobios em Alvalade aos jogadores do Benfica?: "No último jogo foi um jogo com ambiente espetacular. De seleção. A rivalidade dos clubes faz-nos melhores, mas quando joga a seleção... Não acho que amanhã tenhamos problemas nesse sentido. Gostaria de ter um ambiente de festa, seria espetacular. O apuramento, da forma como o fizemos, merece isso, mais nenhuma possibilidade."

Ajudar Ronaldo a terminar como melhor marcador: "As conquistas individuais só chegam em equipa. Não podes tentar ter uma conquista pessoal no futebol, sem a equipa. O talento só ajuda a ganhar jogos. Amanhã precisamos de ser uma equipa, com bola, de ideias claras. Gostaríamos de ver um jogador nosso como máximo goleador, mas não é o nosso objetivo."

Portugal candidato à conquista Euro 2024?: "É preciso estar sempre a um alto nível para poder ganhar, ser uma equipa ganhadora. Depois, chega-se ao torneio final, e tentamos mostrar tudo o que temos contra os melhores do mundo. Temos qualidade individual mas precisamos de crescer, passo a passo. No futebol, o mais importante é celebrar. Os adeptos precisam de um bom jogo para criar uma boa memória."