Com mais uma jornada de qualificação para Euro 2020 prestes a arrancar e como forma de refrescar a memória dos nossos leitores, fazemos o ponto de situação das contas de cada grupo.

A jornada arranca já no próximo domingo.

Tudo sobre a qualificação para o Euro 2020

Confira todos os resultados da qualificação até ao momento

Para passarem à fase final, os dois primeiros classificados de cada grupo têm lugar garantido. Restam ainda quatro vagas que ficam definidas através de um playoff, em março de 2020, reservado às 16 seleções vencedoras dos quatro grupos integram cada 'divisão' da Liga das Nações.

Portugal recebe no dia 11 o Luxemburgo. No dia 13, a seleção das quinas desloca-se à Ucrânia.

Grupo A
Classificação:

Inglaterra, 12 pontos
República Checa, 9
Kosovo, 8
Montenegro, 2
Bulgária, 2

A seleção inglesa está muito perto de garantir a qualificação, com um pleno de vitórias em quatro jogos, e menos uma partida por disputar em relação aos adversários. República Checa e Kosovo lutam pelo segundo lugar, sendo que as duas seleções ainda têm uma deslocação a Inglaterra, vão defrontar-se na penúltima jornada, e ainda têm encontro marcado com um dos possíveis eliminados, Montenegro e Bulgária.

Grupo B

Classificação:

Ucrânia, 13 pontos
Portugal, 8
Sérvia, 7
Luxemburgo, 4
Lituânia, 1

A Ucrânia está quase apurada, preciso de obter quatro pontos em dois jogos. Portugal encontra-se bem posicionado, com um jogo a menos, e se não falhar nos dois duelos com Luxemburgo e na receção à Lituânia, conseguirá o apuramento direto. A Sérvia ocupa o terceiro posto e tem a vida difícil. Luxemburgo e Lituânia estão praticamente eliminados, se bem que o primeiro ainda pode esperar pela classificação do Kosovo para disputar o 'play-off'. A pressão está do lado da equipa das 'quinas' que no entanto não deve tremer nesse duelo.

Grupo C
Classificação:

Alemanha, 12
Irlanda do Norte, 12
Holanda, 9
Bielorrússia, 3
Estónia, 0

Apesar de estar em segundo lugar, com os mesmos pontos que a Alemanha, a Irlanda do Norte precisa de se superiorizar nos duelos diretos que se avizinham contra a formação germânica, em Frankfurt, e contra a Holanda, em casa e fora. A Holanda tem a seu favor o facto de ter menos um jogo. Já a Bielorrússia está apurada para o play-off da Liga das Nações, ao contrário da Estónia, cujas hipóteses de ser repescada são praticamente nulas.

Grupo D

Classificação:

Irlanda, 11
Dinamarca, 9
Suíça, 8
Geórgia, 4
Gibraltar, 0

O apuramento direto será disputado entre a República da Irlanda, Dinamarca e Suíça (menos um jogo), que ainda vão medir forças entre si. A Geórgia está quase eliminada por esta via, mas tem o 'play-off' assegurado, com Macedónia, Kosovo, Bielorrússia ou Luxemburgo como possíveis rivais. Gibraltar está quase eliminado, até no 'play-off'.

Grupo E

Classificação:

Croácia, 10
Eslováquia, 9
Hungria, 9
País de Gales, 6
Azerbaijão, 1

Este é o grupo mais equilibrado, dada a proximidade dos quatro primeiros classificados - todos têm hipóteses de apuramento. A Croácia perdeu uma oportunidade de se distanciar na liderança após o empate no Azerbaijão, e todos os duelos que ainda tem pela frente são contra adversários diretos. O País de Gales, apesar do quarto lugar, tem menos um jogo que os demais. A Eslováquia tem dois jogos em casa contra os dois piores classificados. Quanto ao Azerbaijão, tem a situação complicada até para o 'play-off'.

Grupo F

Classificação:

Espanha, 18
Suécia, 11
Roménia, 10
Noruega, 9
Malta, 3
Ilhas Faroé, 0

Chegámos aos grupos com seis seleções. A Espanha está a quatro pontos de garantir o apuramento para o Europeu, chegando-lhe uma vitória na receção a Malta e mais um empate. Suécia, Roménia e Noruega estão bastante próximas na luta pelo segundo lugar, sendo que a última pode beneficiar do facto de ainda ter pela frente duelos contra Malta e Ilhas Faroé, que estão praticamente eliminadas.

Grupo G

Classificação:

Polónia, 13
Eslovénia, 11
Áustria, 10
Macedónia, 8
Israel, 8
Letónia, 0

Os cinco primeiros classificados têm hipóteses de passar diretamente. No caso da Macedónia, tem a desvantagem de ser a única que já disputou os dois jogos contra a Letónia (quase eliminada e com poucas hipóteses no 'play-off'). O Eslonénia-Áustria, em outubro, e o Polónia-Eslovénia, em novembro, serão dois jogos-chave.

Grupo H
Classificação:

Turquia, 15
França, 15
Islândia, 12
Albânia, 9
Moldávia, 3
Andorra, 0

Turquia, França, Islândia e Albânia estão na luta, sendo que os dois primeiros ainda vão medir forças em Saint Denis, em outubro, o que poderá provocar mudanças na tabela. Três dias antes, os gauleses têm uma deslocação difícil à Islândia. Andorra está eliminada, e sem opções de ir ao' play-off', enquanto a Moldávia precisa de vencer todos os jogos que restam para se apurar, o que se antevê praticamente impossível.

Grupo I
Classificação:

Bélgica, 18
Rússia, 15
Cazaquistão, 7
Chipre, 7
Escócia, 6
San Marino, 0

A Bélgica apura-se em caso de vitória na receção a San Marino, que já está afastado. A Rússia também se qualifica se vencer em San Marino e empatar com o Chipre. Cazaquistão e Chipre só com vários 'milagres', tendo ainda poucas hipóteses de garantir o 'play-off'. Apesar do quinto lugar, a Escócia tem assegurado um 'play-off' onde poderá defrontar Noruega, Sérvia, Finlândia, Bulgária ou Israel.

Grupo J
Classificação:

Itália, 18
Finlândia, 12
Arménia, 9
Bósnia, 7
Grécia, 5
Liechtenstein, 1

À Itália basta uma vitória sobre o Liechtenstein, em outubro, e mais um empate para garantir a qualificação. Segue-se a Finlândia, a grande surpresa do grupo, que tem a seu favor o facto de já ter disputado os dois jogos contra os italianos. Arménia e Bósnia também estão na luta, enquanto Liechtenstein e Grécia estão quase afastados.