A seleção de sub-19, vencedora do europeu da categoria num título conquistado na Finlândia, foi esta terça-feira. recebida no Palácio de Belém pelo Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que os jogadores vão ser condecorados com a Ordem de Mérito.

Os Campeões Europeus foram recebidos na Sala das Bicas, no Palácio de Belém e acarinhados, como é habitual, por Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de estado enalteceu o feito e garantiu que estes jogadores "são o futuro" do futebol português.

"É com muita algria que os recebo e recebemos o vosso exemplo. (...) Não basta a liderança, é preciso formação. Ao longo dos anos houve formação. Eu ganhei e perdi muitas vezes. Houve finais que pareciam quase, e o quase não correspondeu à vitória. E desta vez correspondeu... Fizeram-nos sofrer imenso. Aos 70 minutos tínhamos a Taça na mão, e preparávamos a taça de champanhe...com o aproximar do prolongamento podiam baquear. Quem esteve perto da vitória e pareceu perde-la por uns instantes pode cair e foi difícil, mas concretizou-se. Houve persistência", destacou.

Marcelo Rebelo de Sousa enalteceu ainda o papel da Federação Portuguesa de Futebol, sublinhando a margem de progressão desta geração.

"Há futuro. Vocês são o futuro. Estamos à altura daquilo que somos e somos os melhores dos melhores. É um obra vossa, mais uma obra da Federação. Isso é muito importante. O futuro não se faz só dos consagrados. Todos temos futuro. Pela força da idade têm mais margem para progredir e para vencer".

"Espero ter a alegria de recebe-los de dois em dois anos. Quando ocorreu a vitória não estavam prontas as condecorações. Eu hoje limito-me a condecorá-los com a Ordem do Mérito. Muitos parabéns Federação e Fernando Gomes", finalizou.

Já Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, destacou o trabalho realizado na Cidade do Futebol.

"O título é em grande medida de gente que está fora da Federação. Faz-se na Cidade de futebol um trabalho de excelência. Temos uma cultura de vitórias, sabemos que representamos ao peito Portugal. Tentamos criar as condições, mas são vocês [jogadores] que transformam essa exigência numa cultura coletiva. (...) Vencemos títulos no futebol de onze, futsal e futebol de praia".

O líder federatvo apelou aos clubes portugueses para apostarem nestes jogadores e endereçou um convite especial ao Presidente da República.

"Na formação juntámos o Europeu de sub-19 ao Europeu de sub-16. Quase meia equipa que entrou, já joga fora de Portugal. Os jogadores que jogam em Portugal precisam de espaço e oportunidades. Agradeço Senhor Presidente a honra que nos dá por acompanhar o nosso projeto. Que nos acompanhe no Campeonato do Mundo, na Polónia, no próximo ano", finalizou.

Depois da fotografia da praxe, o Presidente da República tirou a habitual selfie com os jogadores portugueses.

Quando questionado pelos jornalistas, já nos jardins do Palácio de Belém, o presidente confirmou que aceitou o convite para estar presente no Campeonato do Mundo de Sub-20, no próximo ano, na Polónia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.