Portugal sentiu algumas dificuldades, mas garantiu hoje o primeiro lugar no Grupo A do Europeu sub-19 de futebol, após triunfo por tangencial 2-1 sobre a Áustria, em Felcsut, Hungria.

Frente à única equipa capaz de lhe roubar a liderança, Tomás Podstawski (41) adiantou os lusos, Grillittsch (46) empatou no reatamento, mas o recém-entrado Romário Baldé (86) "sentenciou" o nono triunfo consecutivo da equipa de Hélio Sousa.

Agora, Portugal vai defrontar o segundo classificado do grupo B, cuja liderança é partilhada por Alemanha e Ucrânia, que se defrontam ainda esta noite, com dois pontos de vantagem sobre a Sérvia, campeã em título e que defronta a Bulgária, ainda sem pontos ou golos.

A Áustria logo alertou que este seria o jogo mais complicado da fase de grupos, com Gugganig (cinco minutos), de livre direto, a enviar a bola à base do poste direito, seguindo-se remate de longe de Brandner, que quase surpreendia André Moreira.

A resposta lusa só surgiu aos 20, com o lateral-esquerdo Rafa a aparecer na área e, com dois toques seguidos, a tentar o "chapéu", mas errou o alvo.

Portugal estava agora melhor e, aos 41, adiantou-se no marcador: livre na direita marcado por Ivo Rodrigues e Tomás Podstawski a antecipar-se de cabeça, ao primeiro poste, desviando para o golo.

A Áustria dificilmente podia voltar melhor ao jogo, pois uma triangulação ao primeiro toque permitiu a Grillittsch (46) igualar logo nos primeiros segundos da segunda etapa.

A verdade é que Portugal tremeu e a Áustria ficou por cima no jogo, criando um conjunto de situações de perigo que poderiam ter permitido a reviravolta.

O empate servia os interesses dos pupilos de Hélio Sousa, que, ainda assim, voltaram a pegar no jogo nos 15 minutos finais, com o suplente Romário Baldé (86) a ser decisivo, dando o melhor seguimento a uma jogada de Ivo Rodrigues pela esquerda.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.