Hélio Sousa mostrou-se cauteloso na antevisão da participação de Portugal no Europeu de sub-19, na Hungria. Em declarações aos jornalistas no aeroporto da Portela, o selecionador deste escalão não esconde, porém, a confiança nas capacidades dos seus jogadores.

"Não há nenhum resultado garantido. Todas as equipas vão lutar pelo mesmo objetivo, que é a presença no próximo Campeonato do Mundo de sub-20. Essa é, também, a nossa primeira meta. Tenho a certeza que todas as equipas acreditam que têm condições de a alcançar e lembro que o nosso primeiro adversário no Europeu [n.d.r. Israel] não sofreu nenhum golo na Ronda de Elite, o que acaba por atestar bem a sua qualidade. Sentimos, no entanto, que temos capacidade para vencer qualquer jogo em que entremos e tudo iremos fazer para o conseguir", adiantou o técnico.

Para Hélio Sousa, a definição de automatismos entre os jogadores pode ser uma chave para o êxito na prova. "O Campeonato da Europa é uma competição curta. O trabalho que temos feito ao longo de todo o processo e a qualidade dos nossos jogadores é que vai fazer a diferença. Esta é uma equipa que continua a crescer, que procura sempre ser melhor e teremos de ser fortes para conseguir funcionar", frisou.

Por fim, o selecionador de sub-19 realçou a importância do jogo de estreia, frente a Israel: "É sempre importantíssimo. Nada se perde e nada se ganha aí, mas seria um excelente ponto de partida conseguirmos um resultado positivo, que passará sempre pela vitória. Portugal pode esperar adversários com qualidade, organizadas, com jogadores acima da média e que fazem com que as suas equipas sejam fortes. Todas as formações que vamos enfrentar na fase de grupos têm a capacidade de sofrer e de ir à procura do resultado."

A comitiva da seleção de sub-19 partiu esta quarta-feira para Budapeste, na Hungria, onde decorre o Europeu entre os dias 19 e 31 de julho.