Portugal teve hoje uma estreia auspiciosa no Europeu de sub-19, na Hungria, ao vencer por 3-0 a seleção de Israel.

No Estádio Ferenc Puskas, a equipa comandada por Hélio Sousa assinou uma exibição convincente e segura diante de um adversário lutador, mas aquém da capacidade dos jovens portugueses.

A equipa das quinas começou desde cedo a impor o seu ritmo e a ameaçar a baliza de Gal. Comandada pelo talento de Rony Lopes, Gelson Martins e Raphael Guzzo, a seleção nacional só conseguiu ainda assim chegar ao golo já na reta final da primeira parte. Depois de várias ocasiões falhadas, umas por falta de sorte, outras por pouca pontaria, Portugal contou aos 39' com a sorte que faltara antes. Rony Lopes atirou forte de fora da área e a bola foi desviada em Habashi, enganando o guardião israelita.

Era o corolário natural da superioridade portuguesa. No entanto, quando se esperava um segundo tempo tranquilo para a equipa de Hélio Sousa, foi Israel a entrar melhor. Os jovens israelitas tentaram conquistar o domínio do jogo e submeteu a seleção lusa a maior trabalho e esforço.

Essa reação cairia por terra aos 64, com o 2-0 assinado por André Silva. O jogador do FC Porto concluiu uma jogada de insistência na área israelita e praticamente sentenciou a discussão do jogo.

Contudo, o melhor estava guardado para os 79 minutos. Rony Lopes, de longe o melhor jogador em campo, disparou forte de fora da área e assinou um grande golo. Era o 3-0 e o ponto final no resultado.

Portugal volta a jogar esta terça-feira contra a Hungria, que foi surpreendida este sábado pela congénere da Áustria.