Os clubes portugueses cedem 14 futebolistas ao Europeu de sub-21, que arranca na quarta-feira, mas apenas os espanhóis Víctor Gómez e Abel Ruiz, ambos do Sporting de Braga, aparecem longe do espectro da equipa das ‘quinas’.

Dos 23 convocados do selecionador luso Rui Jorge, 12 evoluíram em 2022/23 no próprio país, como são os casos dos guarda-redes Celton Biai (Vitória de Guimarães), Francisco Meixedo (FC Porto B) e Samuel Soares (Benfica), dos defesas André Amaro (Vitória de Guimarães), Alexandre Penetra (Famalicão), Bernardo Vital (Estoril Praia), Leonardo Lelo (Casa Pia) e Tomás Araújo (Gil Vicente) e dos médios João Neves (Benfica), José Carlos (Vitória de Guimarães), Paulo Bernardo (Paços de Ferreira) e Vasco Sousa (FC Porto B).

Os vimaranenses são o emblema mais presente na seleção lusa, ao disponibilizarem três jogadores, menos um do que o campeão nacional Benfica e o ‘vice’ FC Porto, num grupo complementado por outros 11 atletas pertencentes a 10 clubes de seis nações distintas.

Portugal finaliza o pódio dos 16 finalistas desta competição com maior representatividade no estrangeiro, em igualdade com a Bélgica, e apenas atrás de Países Baixos, com 12, e Noruega, com 16, ao passo que a Itália, com um, Roménia, Inglaterra, Israel e República Checa, todos com dois, e a Alemanha, com quatro, estão no extremo oposto dessa lista.

Da globalidade dos 368 atletas convocados, a Inglaterra é o país que mais cede, com 38, seguida de Itália, com 34, e Alemanha, com 32, enquanto o campeão ucraniano Shakhtar Donetsk domina a nível de clubes, com sete, um acima dos georgianos do Dínamo Tbilisi e do Manchester City, tricampeão inglês e vencedor da Liga dos Campeões em 2022/23.

Entre os adversários de Portugal no Grupo A está a anfitriã Geórgia, que se reforçou com o guarda-redes Giorgi Mamardashvili (Valência), mas viu o talentoso avançado Khvicha Kvaratskhelia (Nápoles) prescindir da sua participação, após ter sido campeão italiano e vencido os prémios de jogador mais valioso da Serie A e melhor jovem da ‘Champions’.

Nos Países Baixos, campeões em 2006 e 2007, destacam-se os médios Kenneth Taylor (Ajax), Ryan Gravenberch (Bayern Munique) ou Jurgen Ekkelenkamp (Antuérpia) e os avançados Brian Brobbey (Ajax), Joshua Zirkzee (Bolonha) e Thijs Dallinga (Toulouse).

Já o guarda-redes Maarten Vandevoordt (Genk), o defesa Zeno Debast (Anderlecht) e os dianteiros Charles De Ketelaere (AC Milan) e Lois Openda (Lens) comandam a Bélgica, derradeira oponente do conjunto das ‘quinas’, finalista derrotado em 1994, 2014 e 2021.

A ‘poule’ B tem a pentacampeã Espanha, de Hugo Guillamón (Valência), Juan Miranda e Rodri Sánchez (Betis), Manu Sánchez (Osasuna), Sergio Gómez (Manchester City), Álex Baena (Villarreal), Gabriel Veiga (Celta de Vigo) ou Ánder Barrenetxea (Real Sociedad).

Nessa equipa há duas unidades do Sporting de Braga, tais como o defesa Víctor Gómez, contratado este mês em definitivo pelo terceiro classificado da derradeira edição da I Liga portuguesa, e o avançado Abel Ruiz, prestes a disputar mais uma fase final com a ‘roja’.

No Grupo C, a tricampeã Alemanha vai atacar a defesa do cetro arrebatado há dois anos perante Portugal com Josha Vagnoman (Estugarda), Ansgar Knauff (Eintracht Frankfurt), Tom Krauss (Schalke 04), Kevin Schade (Brentford) e Youssoufa Moukoko (Dortmund).

A principal oposição virá da Inglaterra, que junta Harvey Elliott e Curtis Jones (ambos do Liverpool), Morgan Gibbs-White (Nottingham), Angel Gomes (Lille), de ascendência lusa, Emile Smith Rowe (Arsenal), Anthony Gordon (Newcastle) ou Noni Madueke (Chelsea).

A ‘poule’ D tem a ‘penta’ Itália, de Giorgio Scalvini (Atalanta), Sandro Tonali (AC Milan), Fabio Miretti (Juventus), Nicolò Rovella (Monza) ou Wilfried Gnonto (Leeds), e a França, aportando Illan Meslier (Leeds), Mohamed Simakan (Leipzig), Pierre Kalulu (AC Milan), Loic Badé (Sevilha), Maxence Caqueret (Lyon), Michael Olise (Crystal Palace), Khéphren Thuram (Nice), Enzo Le Fée (Lorient) ou Arnaud Kalimuendo e Amine Gouiri (Rennes).

Os ‘herdeiros’ de antigos campeões como Thiago Alcântara, Manuel Neuer, Mesut Özil, Petr Cech, Andrea Pirlo, Fabio Cannavaro, Francesco Totti ou Éric Cantona vão ser encontrados em 08 de julho, na final da 24.ª edição do Europeu de sub-21, em Batumi.