O selecionador português de futebol de sub-19, Hélio Sousa, assegurou hoje que convocou "os mais competentes" para o estágio de preparação, do qual sairá o grupo de 18 para o Europeu da categoria, a disputar na Geórgia.

Em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol na Internet, o treinador garantiu que a lista de 23 hoje chamada inclui "os jogadores mais competentes para utilizar neste estágio", incluindo sete unidades que participaram no recente Mundial de sub-20.

Antes da viagem para Tbilissi, terá de dispensar cinco, ficando então com os 18 eleitos para o torneio que vai decorrer de 02 a 17 de julho, na Geórgia.

O treinador refere que a carga competitiva dos que estiveram no Mundial é idêntica aos restantes: “(Os jogadores que estiveram no Mundial) tiveram uma oportunidade muito boa de competir numa competição única, e fizeram cinco jogos. Os outros continuaram a competir em Portugal e realizaram quatro ou cinco jornadas do campeonato nacional de juniores, estão todos mais ou menos com o mesmo nível competitivo".

Reconhece, no entanto, que o Mundial é "uma competição totalmente diferente, pelo ambiente" e que essa experiência será uma mais-valia para a equipa".

"Todo vão ter de mostrar qualidade no estágio, até à partida. Lutar por um lugar. O que interessa é a competência, aquilo que eles sejam capazes de fazer, os problemas que consigam resolver, como reagem a momentos de insucesso", disse ainda, a propósito da grande juventude de muitos dos que vão a estágio e que foram campeões da Europa de sub-17.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.