Declarações do selecionador Nacional de sub-21, Rui Jorge, e dos jogadores Rodrigo Pinheiro e João Marques, à FPF.pt,  após a vitória por 2-1 diante de Andorra, no último jogo de qualificação para a fase final da prova.

Rui Jorge

Dificuldades de Portugal: "As dificuldades foram as esperadas. Defrontámos uma equipa em bloco baixo, num relvado em que não é fácil jogar, mas isso exigia de nós melhor demonstração da nossa qualidade e da nossa classe. Isso, hoje, ficou aquém daquilo que eu esperava da nossa equipa e do que os nossos jogadores podem fazer. Mas acabou por não faltar entrega nem vontade, e, estando isso presente, depois o resto já não é tão criticável."

Jogadores a crescerem: "O crescimento dos jogadores tem que ver com o que eles fazem nos clubes e é o processo normal de formação. São jogadores que já estão em patamares de competição muito interessantes e fizemos um percurso em que muitas vezes demonstrámos o nosso nível. Conseguimos nove vitórias em dez jogos, algo que não é fácil fazer. Às vezes há a tendência para desvalorizar um bocadinho isso, mas olhando para os outros grupos percebemos que as equipas fortes muitas vezes sentem dificuldades em campos que, à partida, não seriam assim tão complicados. Estou satisfeito com todos eles, com o comportamento de todos eles e agora vamos para a fase mais difícil, mas que também é a mais interessante."

João Marques, jogador português

Análise: "Fizemos um jogo coletivo um pouco abaixo do que estamos habituados. Temos que continuar a trabalhar para melhorarmos a cada estágio, a cada treino e a cada jogo."

Jogo mais difícil do que o esperado: "Não há jogos fáceis no futebol. Apanhámos um adversário complicado porque defende com uma linha de seis e é sempre difícil, não estamos habituados a este tipo de futebol. Torna-se mais complicado desmontar este tipo de equipas. Tentámos e acabámos por conseguir a vitória."

Campanha: "Na minha opinião, acho que fizemos uma boa caminhada. Podíamos ter feito mais no jogo com a Grécia fora, mas fica o registo de nove vitórias. No próximo estágio teremos jogos de preparação e isso vai servir para a equipa melhorar mais e estarmos mais prontos para o Europeu."

Rodrigo Pinheiro, jogador português

Estreia: "É uma felicidade enorme poder-me estrear pelos Sub-21. Representar o nosso país é sempre um orgulho."

O Jogo: "Foi um jogo que se tornou mais difícil porque não fizemos tão bem aquilo que tínhamos que fazer. Saímos com uma vitória e acabarmos com o registo de nove vitórias em dez jogos é assinalável."

A seleção portuguesa de futebol de sub-21, já apurada para a fase final do Europeu de 2025 da categoria, encerrou hoje a fase de qualificação com um triunfo por 2-1 na visita a Andorra.

Na partida de encerramento do Grupo G, a seleção das ‘quinas’ adiantou-se no marcador por Henrique Araújo, aos 17 minutos, e ampliou a vantagem aos 85, com um tento de Fábio Silva, enquanto Albert Rosas, aos 90, marcou o golo de Andorra.

Com este resultado, Portugal, que entrou em campo com o apuramento assegurado para a fase final na Eslováquia, terminou a qualificação no primeiro lugar do grupo, com 27 pontos, somando nove triunfos e apenas uma derrota, enquanto a Croácia ficou em segundo, com 22, e a Grécia em terceiro, com 17.