A Seleção Nacional sub-21 triunfou contra a Croácia (2-0) e deu um passo de gigante para assegurar a presença no Europeu da categoria, que se realiza em 2025. Agora só precisa de, pelo menos, um ponto para consumar a qualificação.

À partida a equipa de Rui Jorge já sabia que teria pela frente duas grandes dificuldades: o facto de jogar fora e o estado do relvado que não estava ao nível dos intervenientes. Ainda assim, Portugal entrou da melhor maneira e foi somando boas intenções na primeira parte, embora tenha vacilado na hora de finalizar.

A entrada no segundo tempo foi completamente diferente, uma vez que as várias oportunidades criadas finalmente deram frutos, ainda que tenha sido preciso uma grande jogada para celebrar. Após um lance de pleno entendimento entre os jogadores portugueses, Rodrigo Gomes deixou Paulo Bernardo à boca da baliza e o médio do Celtic rematou para o 1-0, aos 50 minutos.

O golo espevitou a Croácia, que adotou um futebol mais ofensivo, obrigando mesmo Samuel Soares a uma grande defesa aos 64 minutos. Em contrapartida, expôs-se mais defensivamente e foi sendo castigada pelo velozes contra-ataques lusos.

Apesar de o jogo ter ganho um cariz bastante ofensivo das duas partes a partir deste momento, o resultado só voltaria a mexer aos 89 minutos e por intermédio de dois suplentes. Rodrigo Mora, que já tinha deixado vários apontamentos de muita qualidade, isolou Carlos Borges na pequena área e o extremo confirmou o triunfo.

O resultado não voltou a mudar e a Seleção Nacional sub-21 sai da Croácia com motivos para sorrir.

Após este jogo Portugal mantém a liderança do Grupo G de qualificação, com 21 pontos, seguida pela Grécia, com 17 (mais um jogo) e a Croácia, com 16, numa altura em que faltam disputar duas jornadas. Recorde-se que o primeiro classificado de cada grupo tem apuramento garantido para a fase final do Europeu sub-21.