Na véspera do jogo de estreia de Portugal no Euro2016, João Moutinho não se cansou de enfatizar a qualidade da Islândia, a adversária no desafio da primeira jornada do grupo F, esta terça-feira, em Saint-Étienne.

"A Islândia é uma equipa forte e demonstrou-o na fase de qualificação, conseguindo apurar-se primeiro que duas seleções que estão melhor no ranking FIFA (Turquia e Holanda). Vão dificultar-nos o jogo, mas vamos tentar impor o nosso jogo e tentar sair com a vitória, que é sempre importante num primeiro jogo”, afirmou o médio, na conferência de imprensa realizada no Stade Geoffroy Guichard.

Para o internacional português, a estratégia lusa irá depender do próprio encontro. "Vai ser um jogo complicado. Eles conhecem-nos mas nós também os conhecemos. O jogo irá ditar o que teremos de fazer. Vamos com uma filosofia que queremos impor, mas o jogo é que irá ditar o que será que vamos fazer", assegurou.

Questionado sobre o que separa o primeiro jogo do objetivo assumido de vencer o Euro2016, João Moutinho lembrou que é preciso resolver primeiro o grupo. "Temos um objetivo final, que é poder vencer o euro, mas temos de ir jogo a jogo. Se pensarmos que já estamos lá, não passaremos da fase de grupos", começou por referir, acrescentando: "A Islândia utiliza processos simples, está bem organizada taticamente e sai em contra-ataque. Temos de ter isso em atenção e contrariar os pontos fortes da Islândia para conseguir ganhar".

Portugal e Islândia defrontam-se na terça-feira, a partir 21:00 (20:00 em Lisboa), na primeira jornada do Grupo F, num encontro que se disputa no estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne, com arbitragem do turco Cuneyt Çakir.