A Grécia e Rússia, seleções que já se sagraram campeãs europeias de futebol, estão entre as ausentes da fase final do Euro2024 de futebol, na Alemanha, na qual também não estará a Noruega, do dianteiro Erling Haaland.

Os gregos, que conquistaram o cetro em 2004 em Portugal, numa final disputada frente à seleção lusa e que foi decidida com um golo Angelos Charisteas, estão fora da competição, depois de serem derrotados na final do play-off pela Geórgia.

O vencedor deste play-off garantia uma vaga no Grupo F, com Portugal, Turquia e República Checa, mas o helénicos, com o ex-Benfica Odysseas Vlachodimos na baliza, perderam, num duelo decidido nos penáltis.

Antes, os gregos tinham terminado o grupo de qualificação no terceiro lugar e falharam o apuramento direto, desperdiçando depois nova oportunidade de regressarem a um Europeu no play-off, após a última presença em 2012, então treinados pelo português Fernando Santos.

Já a Rússia, que venceu a competição continental na sua primeira edição, em 1960, então como União Soviética, também está fora da prova, mas por motivos diferentes, uma vez que devido à guerra na Ucrânia foi impedida pela UEFA de participar na qualificação.

Desde o Euro2000, disputado na Bélgica e Países Baixos, que os russos não falhavam a fase final, apesar de nas três edições anteriores terem ficado pela fase de grupos.

Para além das seleções que já venceram a competição existem outras ausências significativas, como a Noruega, do avançado Erling Haaland, ou a Suécia, do ponta de lança do Sporting Viktor Gyökeres, que terminaram ambas em terceiro nos respetivos grupos de qualificação.

Haaland, melhor marcador da Premier League em 2022/23 e 2023/24 ao serviço do Manchester City, ainda procura a primeira presença na fase final de uma grande torneio de seleções, com a Noruega a contar apenas uma participação em Europeus, em 2000.

Já a Suécia, tinha estado nos últimos seis e já não ficava de fora desde a edição de 1996, realizada na Inglaterra.

Ausente da prova vai estar também o País de Gales, agora sem Gareth Bale, que foi semifinalista em 2016, sendo derrotado por Portugal, e que no Euro2020, disputado em 2021 devido à pandemia da covid-19, chegou aos oitavos de final.

Os galeses, depois do terceiro posto na ‘poule’ de qualificação, ainda tiveram outra oportunidade no play-off, mas na final foram batidos pela Polónia nos penáltis e não conseguiram a terceira presença consecutiva na fase final.