Diogo Jota nasceu em Massarelos, freguesia do distrito do Porto, a 4 de dezembro de 1996 e é hoje uma das maiores coqueluches do futebol português e da Seleção Nacional. Diogo José Teixeira da Silva. É este o seu nome. Mas no mundo do futebol todos o conhecem como Diogo Jota. Ao contrário da maior parte dos jogadores que integram a convocatória de Fernando Santos para este Europeu, não passou pelos escalões de formação de nenhum dos grandes. Começou no Gondomar, com nove anos de idade, e por lá ficou até chegar a júnior, altura em que rumou ao Paços de Ferreira, em 2013.
Saiba tudo sobre o Euro2020: fotos, vídeos, infografias, notícias e reportagens.
Na Capital do Móvel foi promovido, no início da época de 2014/15, à equipa principal. A estreia como futebolista profissional deu-se em outubro, na 3.ª eliminatória da edição dessa temporada da Taça de Portugal, num triunfo por 4-0 sobre o Atlético de Reguengos. E Diogo Jota mostrou de imediato ao que vinha: titular, alinhou os 90 minutos e marcou um golo.
A temporada de afirmação definitiva foi a seguinte. Diogo Jota, então com 19 anos, terminou a época com 14 golos e 10 assistências em 35 jogos pelo Paços, números que convenceram o gigante Atlético de Madrid a avançar para a sua contratação, mas Jota acabaria por nunca jogar pela equipa principal dos madrilenos. Foi emprestado ao FC Porto - na atura treinado por Nuno Espírito Santo - e na temporada seguinte foi cedido pelo clube madrileno ao Wolverhampton, que militava ainda no segundo escalão do futebol inglês. Contribuiu para a subida ao escalão principal logo nessa temporada e provou todo o seu valor na Premier League.
A estreia pela Seleção A deu-se em novembro de 2019, frente à Lituânia. O primeiro golo por Portugal surgiu já em setembro 2020, na receção à Croácia (vitória por 4-1), num jogo em que alinhou no lugar habitualmente ocupado por Cristiano Ronaldo, ausente por lesão. Poucos dias depois, no arranque da presente temporada, via confirmada a sua mudança para o Liverpool. Terminou a sua época de estreia pelos 'Reds' com 13 golos marcados em 30 jogos.
Curiosidade
Diogo Jota confessou recentemente em entrevista ao 'Daily Mail' ter um vício que considera positivo: o jogo de computador Football Manager, onde revelou já ter conseguido levar o modesto Telford United à conquista da Liga Europa e à Liga dos Campeões. "Estou viciado, mas de uma forma positiva. Adoro jogar FM e passo grande parte do meu tempo livre a jogar futebol…no computador"
Biografia de Diogo Jota
Data de Nascimento: 4 de dezembro de 1996 (24 anos)
Naturalidade: Massarelos
Altura: 1,78 m
Internacionalizações A: 15 (6 golos)
Jogo de estreia na Seleção A: Portugal 6-0 Lituânia (14 de novembro de 2019, Qualificação para o EURO). Lançado por Fernando Santos.
Formação: Gondomar, Paços de Ferreira
Percurso como sénior: Paços de Ferreira (2014-2016), At. Madrid (2016-2018), FC Porto (2016/2017, por empréstimo), Wolverhampton (2017/18 por empréstimo, 2018-2020), Liverpool (2020-presente)
Palmarés: 1 Liga das Nações (2019)
Jogo de estreia no futebol sénior: Paços de Ferreira 4-0 At. Reguengos (19 de outubro de 2014, Taça de Portugal). Lançado por Paulo Fonseca.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Arranque da I Liga 2024/25
Quem se destaca no início do Campeonato Nacional de Futebol? Como estão as equipas a preparar a época? -
Especial Jogos Olímpicos 2024
Todas as notícias e reportagens sobre os Jogos Olímpicos de Paris 2024, acompanhados aos minuto pela equipa do SAPO Desporto -
HenriCartoon
Ironia todos os dias.
Comentários