A França venceu esta sexta-feira a Ucrânia por 2-0 em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro2012. Um bom jogo de futebol de ataque, que fica na história dos Europeus de futebol, pois a partida foi interrompida ao minuto 4 devido à chuva intensa em Donetsk, algo que nunca tinha acontecido num Campeonato da Europa.
Ultrapassado o dilúvio, pôde então ver-se futebol no Donbass Arena, em Donetsk. A Ucrânia concedeu a iniciativa de jogo aos franceses e os blues não enjeitaram a oferta. Nos primeiros minutos controlaram o ritmo de jogo, mas a Ucrânia espreitava sempre que possível a baliza à guarda de Lloris.
Depois de uma primeira fase de estudo, surgiram as primeiras oportunidades. Primeiro aos 16’, com um golo anulado a Menez. O jogador do Paris Saint Germain apareceu isolado frente a Pyatov e fez o golo, mas o lance foi anulado por fora de jogo.
Era o primeiro sinal do extremo francês, que aos 28’ voltou à carga: um mau atraso de Tymoshchuk fez a bola chegar a Ribéry, que cruzou para Menez ao segundo poste atirar para grande nova defesa de Pyatov.
Estava por cima a França, mas foi a Ucrânia não tardou em responder: Shevchenko isolou-se na cara de Lloris e depois de uma bomba viu o guardião francês deter a bola.
Antes do final do primeiro tempo, nova oportunidade para a França, com Pyatov novamente a brilhar a um cabeceamento muito colocado do central Méxes, após a marcação de um pontapé de canto.
O jogo reiniciou-se no segundo tempo como se não tivesse parado para o intervalo e o herói ucraniano da primeira jornada, Andriy Shevchenko, teve a primeira ocasião, com um remate de pé direito a rasar o poste da baliza bleu.
Falhou a Ucrânia, mas os franceses não concederam mais oportunidades a Pyatov para se destacar. Em três minutos, a equipa de Laurent Blanc fez dois golos e resolveu o jogo.
Aos 53’ Ménez abriu o marcador depois de uma grande jogada de ataque. Benzema colocou em Ménez na direita, o avançado puxou para o pé esquerdo e rematou rasteiro para o 1-0.
Aos 56’, a França pôs em definitivo um ponto final à resistência ucraniana. Mais uma vez Benzema na assistência e Cabaye, no frente a frente com Pyatov, não perdoou e fez o segundo.
Desgastada fisicamente e psicologicamente abalada, a Ucrânia entregou as armas aos franceses e aí assistiu-se ao melhor período da França, com constantes trocas de bola e futebol com um único objetivo, a baliza de Pyatov.
Até ao apito final, nota ainda para um remate ao poste de Cabaye, que mais uma vez aproveitou um excelente passe de Benzema. A bola teimou em não entrar.
Com esta vitória, a França soma quatro pontos no Grupo D e ultrapassa a Ucrânia, com três. Na última jornada, os franceses defrontam a Suécia, e a Ucrânia tem pela frente a Inglaterra.
Comentários