Já só falta um jogo (a final) para o Euro2020 chegar ao fim e no topo da lista de melhores marcadores continua Cristiano Ronaldo. Mesmo com Portugal fora de cena desde os oitavos-de-final, o capitão da 'Seleção das Quinas' está cada vez mais perto de juntar ao seu palmarés um prémio que nunca conquistou: o de melhor marcador de uma edição de uma grande prova de seleções.

MELHORES MARCADORES DO EURO2020

Apesar de ser o máximo goleador da história dos europeus, com um total de golos, Ronaldo nunca logrou ser o melhor marcador de um Campeonato da Europa. Em 2016, quando Portugal se sagrou campeão, o melhor marcador foi Antoine Griezmann, com seis golos (mais três do que CR7), em 2012 Ronaldo até foi um dos vários jogadores que terminou com mais golos (três), mas o melhor marcador foi Fernando Torres (por ter mais assistências), em 2008 o 'goleador mor' foi David Villa e Ronaldo só marcou um golo e, em 2004, no EURO de estreia do avançado madeirense, este marcou por duas vezes e o melhor marcador foi o checo Milan Barros.

Quanto a fases finais de Campeonatos do Mundo, Ronaldo só marcou por uma vez em 2006, 2010 e 2014. O seu melhor registo foi em 2018, quando fez balançar as redes por quatro vezes, mas ficou longe do melhor marcador da prova, Harry Kane.

Agora, em 2021, com cinco remates certeiros (em quatro jogos) e uma assistência para golo, Ronaldo poderá, enfim, sagrar-se melhor marcador, liderando neste momento a corrida ao troféu. O checo Patrik Schick leva os mesmos cinco golos, mas não fez qualquer assistência (primeiro critério de desempate) e dos jogadores que levam quatro golos marcados só um (precisamente Harry Kane) ainda está em prova.

Será, pois, o capitão da Inglaterra a principal ameaça a Cristiano Ronaldo. Mas, para ultrapassar o avançado português, Kane terá de marcar dois golos na final, frente à Itália, ou, em alternativa, marcar um golo e fazer a assistência para mais  dois, visto que não soma ainda qualquer assistência na prova. Nada fácil, portanto.

O segundo melhor marcador da Inglaterra no Euro2020 é Raheem Sterling, com três remates certeiros e uma assistência. Ou seja, para passar Ronaldo o atacante do Manchester City necessitará de fazer um 'hat-trick' contra a Itália, na final de domingo, ou então bisar e fazer uma assistência para outro golo. Uma vez mais, nada fácil...

E, quanto aos jogadores da Itália, também nenhum está próximo. A 'squadra azzurra' tem dividido irmãmente os seus golos no torneio e ninguém leva mais de dois. São cinco os italianos que já fizeram por duas vezes o gosto ao pé: Insigne, Immobile, Chiesa, Locatelli e Pessina. Desses, só Immobile leva, também, uma assistência.

Assim, para ultrapassarem Ronaldo no topo da lista de goleadores deste Euro2020, Insigne e Chiesa terão de assinar na final, no mínimo, um 'hat-trick' e duas assistências. Já Locatelli e Pessina, por terem menos minutos em campo do que Ronaldo (segundo critério de desempate), e Immobile 'só' precisam de marcar por três vezes e fazer uma assistência para passarem o português.

Ou seja, se para Kane e Sterling é complicado, para os italianos ainda será mais...e Ronaldo estará mesmo muito perto de ser o melhor marcador do Euro2020.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.