Durante o Euro2024, o SAPO Desporto vai lançar um pequeno perfil de cada um dos 26 convocados da Seleção Nacional. Nestes trabalhos, é possível saber mais sobre a carreira dos eleitos de Roberto Martínez como as internacionalizações, o palmarés, a formação e as posições de cada um.

Também teremos algumas curiosidades sobre cada um dos 26 eleitos, muitas delas desconhecidas da maior parte do público.

Apresentamos mais um dos capitães da seleção nacional: António Silva.

Um dos mais novos entre os convocados de Portugal para o Euro 2024, António Silva não sente o peso da juventude, uma vez que dentro de campo é dos jogadores mais maduros que pode haver. Forte na marcação, na leitura do jogo e com um excelente sentido posicional, o defesa central do Benfica tem queimado etapas na corrida até ao topo, onde já chegou.

Agora, soma interessados em vários clubes de topo da Europa e pode tornar-se numa das grandes referências portuguesas da posição, caso não sofra nenhuma contrariedade.

A vida futebolística para o número 4 do Benfica começou bem antes de chegar ao Seixal. Aos sete anos já jogava pelos sub-10 do Penalva do Castelo, clube onde ficou por duas temporadas antes de rumar ao Repesenses. Daí foi representar ainda o CB Viseu e o Viseu United antes de se fixar em definitivo no Benfica, onde cumpriu todas as etapas de formação antes de se estrear nos seniores.

Lançado por Roger Schmidt em 2022/23, beneficiou das indisponibilidades de Morato e João Victor para ter as primeiras oportunidades ao lado de Otamendi. Convenceu o alemão e nunca mais saiu do onze titular, tornando-se titular indiscutível da equipa que ama. Para se perceber a importância de António Silva no Benfica, nas duas épocas que leva nos seniores já soma 94 jogos e sete golos marcados, com apenas 20 anos. Impressionante!

Já a estreia na Seleção aconteceu em 2022, num amigável entre Portugal e Nigéria (4-0). A partir daí soma nove internacionalizações e deve oscilar entre a titularidade e a posição de primeiro suplente de Portugal. Já nos outros escalões, soma 28 internacionalizações, dos sub-16 aos sub-21.

Curiosidade

Os recordes são para ser batidos e foi isso que António Silva fez no Campeonato do Mundo 2022. Na altura com apenas 19 anos, o defesa central tornou-se no português mais jovem a atuar num Mundial, batendo o recorde que pertencia ao mítico Paulo Futre, que o tinha atingido quando tinha 20 anos. A estreia aconteceu na derrota contra a Coreia do Sul (2-1), curiosamente ao lado de um dos mais velhos Pepe (39 anos à época).

Biografia de António Silva

Data de Nascimento: 30 de outubro de 2003 (20 anos)

Naturalidade: Penalva do Castelo

Clube: Sport Lisboa e Benfica

Internacionalizações 'AA': 9 (0 golos)

Presenças em fases finais do Europeu: Estreia

Internacionalizações nas camadas jovens: 28 (8 nos sub-16, 8 nos sub-17, 2 nos sub-18, 9 nos sub-19 e 1 nos sub-21)

Percurso como sénior: Benfica B (2021/22) e Benfica (2022 até ao momento)

Palmarés: Liga Portuguesa (2022/23), Supertaça (2023) e Youth League (2021/22)