Durante o Euro2024, o SAPO Desporto vai lançar um pequeno perfil de cada um dos 26 convocados da Seleção Nacional. Nestes trabalhos, é possível saber mais sobre a carreira dos eleitos de Roberto Martínez como as internacionalizações, o palmarés, a formação e as posições de cada um.

Também teremos algumas curiosidades sobre cada um dos 26 eleitos, muitas delas desconhecidas da maior parte do público.

Apresentamos mais um dos magníficos da seleção nacional: Francisco Conceição

Francisco Fernandes da Conceição nasceu a 14 de dezembro de 2002 tendo iniciado o seu percurso no Sporting, com apenas nove anos. Aos 15 anos ruma a Norte, onde jogou no Padroense, já por empréstimo do FC Porto, antes de ingressar nos Dragões para terminar o percurso de formação. Começou pelos juvenis e depois cumpriu todas as etapas necessárias até ter oportunidade na equipa principal.

Esse momento, certamente marcante na vida do camisola 10, surgiu em 2020/21 depois de ter impressionado pela equipa B. Corria o mês de fevereiro, quando Sérgio Conceição lançou o filho a 13 minutos do fim, para tentar reverter um resultado negativo na receção ao Boavista (2-2). A partir daí, integrou em definitivo a equipa principal e foi sendo lançado nos minutos finais das partidas até ao final da temporada.

Seguiu-se uma temporada em exclusivo no plantel principal, onde não conseguiu impressionar, embora tenha deixado sempre bons sinais quando tinha oportunidade. Rumou ao Ajax no ano seguinte para sair da zona de conforto dada pela asa do pai e embora não tenha sido determinante nos neerlandeses, ganhou maturidade e cresceu o suficiente para se afirmar no regresso ao Dragão.

Começou esta temporada que agora terminou como suplente, mas quando o treinador do FC Porto sentiu que era necessário agitar as águas devido às más exibições da equipa, "Chico" Conceição foi chamado a palco e não desiludiu: passou a assumir as despesas ofensivas da equipa e foi sempre dos mais desequilibradores, guiando os ataques portistas através do mágico pé esquerdo. Na algibeira, conta já com um campeonato nacional e duas Taças de Portugal.

A afirmação nos dragões valeu a chamada de Roberto Martínez à Seleção Nacional, no estágio de março, onde cumpriu a estreia na segunda parte da vitória contra a Eslovénia (2-0), em jogo de preparação. Já o percurso pelas seleções jovens começou nos sub-16, passando depois pelos sub-17, sub-18 e sub-21 antes de ter hipótese nos AA.

Curiosidade

A maior curiosidade já é conhecida por todos, mas tem de ser destacada. No FC Porto, Francisco Conceição foi sempre treinado pelo pai na equipa principal. Este fenómeno, que é raro de ver no futebol de elite, aconteceu ao mesmo tempo em que Bernardo Folha também era treinado pelo pai, António, na equipa B dos dragões.

Biografia de Francisco Conceição

Data de Nascimento: 14 de dezembro de 2002 (21 anos)

Naturalidade: Coimbra

Clube: Futebol Clube do Porto (Portugal)

Internacionalizações 'AA': 1 (0 golos)

Presenças em fases finais do Europeu: Estreia

Internacionalizações nas camadas jovens: 36 (7 nos sub-16, 3 nos sub-17, 3 nos sub-18 e 23 nos sub-21)

Percurso como sénior: FC Porto (2020 até 2022 e 2023 até ao momento) e Ajax (2022/2023)

Palmarés: Uma vez campeão nacional português (2021/22) e duas Taças de Portugal (2021/22 e 2023/24)