A Polónia eliminou a Suíça nos oitavos-de-final do Euro2016. O jogo foi decidido nas grandes penalidades, onde os polacos levaram a melhor, vencendo por 5-4 (Só Xhaka flahou) depois de 1-1 nos 120 minutos. A Suíça foi melhor, teve as melhores oportunidades mas encontrou na baliza polaca um Fabianski que só foi batido por Shaqiri, naquele que é o melhor golo da prova. Blaszczykowski fez o tento dos polacos. Nos quartos-de-final a Polónia vai defrontar o vencedor do Portugal-Croácia.
Em Saint-Etienne estava o futuro adversário de Portugal nos quartos-de-final do Euro2016, isso se os lusos afastarem os croatas. Frente-a-frente duas seleções que acabaram em segundo lugar nos respetivos grupos. A Suíça vinha de bom registo defensivo já que não sofrera golos em três dos últimos quatro jogos em fases finais do Euro. A Polónia também tinha um registo defensivo interessante já que era uma das três equipas que não sofreu qualquer golo neste Europeu.
A Polónia poderia ter marcado logo no primeiro minuto. O guarda-redes Sommer foi pressionado por Lewandowski, colocou a bola nos pés de Milik que, sem ninguém na baliza, atirou por cima. A resposta suíça morreu nas mãos de Fabianski, guarda-redes que fez uma grande exibição. Negou o golo a Schar aos 36 e voltou a brilhar aos 39, num remate de Dzemaili à entrada da área.
Na mesma jogada, a Polónia saiu em contra-ataque. Grosicki ganhou no flanco direito, meteu na área, Milik deixou passar para Blaszczykowski que recebeu e bateu Sommer. E mesmo a terminar, novo lance de perigo para a Polónia, num pontapé de bicicleta de Grisicki que saiu mal.
A Suíça entrou no segundo tempo muito pressionante, à procura do empate, mas foi a Polónia a estar perto do 2-0 em duas ocasiões: aos 51 Sommer teve de ´mergulhar` aos pés de Lewandowski para evitar o golo. Aos 54 nova defesa do guarda-redes suíço, após remate de longe de Blaszczykowski.
Com o passar do tempo, a Suíça foi-se instalando cada vez mais no meio-campo contrário, procurando o golo de todas as formas. Golo que poderia ter aparecido aos 74 minutos, num livre direto de Ricardo Rodriguez mas Fabianski, com uma defesa monstruosa, deu uma palmada na bola e evitou o empate.
Mas nada pode fazer o guarda-redes polaco aos 82 minutos, três minutos depois de Xhaka ter atirado à barra da Polónia. Shaqiri aproveitou um corte para a entrada área para fazer um remate de bicicleta. A bola bateu no poste e entrou na baliza de Fabianski. Um golaço, o melhor deste Europeu de futebol. Nos descontos Embolo teve a vitória nos pés mas não acertou na bola.
No prolongamento foi a Suíça a ter as melhores oportunidades mas Fabianski estava gigante. Aos 113 minutos a vitória suíça saiu da cabeça de Derdiyok após grande passe de Shaqiri mas Fabianski voltou a levar a melhor.
Nas grandes penalidades, só Xhaka falhou, pelo que a Polónia ganhou por 5-4 e vai defrontar o vencedor do jogo entre Portugal e Croácia.
Comentários