A Sérvia vai ter de se bater com Dinamarca, Eslovénia e Inglaterra no Grupo C. Tirando os ingleses, os outros dois adversários são praticamente do mesmo nível, por isso as aspirações de passar à próxima fase são mais do que legítimas. Mais do que fazer um bom torneio, o objetivo é provar que estão prontos para se tornarem habituais deste tipo de competições.
Como se apurou para o Campeonato da Europa 2024
2.º no Grupo G (oito jogos, quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, com 15 golos marcados e 9 sofridos)
O caminho até ao Euro 2024 não foi fácil e só ficou consumado mesmo no fim. Esta será a primeira vez que a seleção sérvia participa numa fase final dum Campeonato da Europa, após já ter conseguido entrar em três Mundiais.
A chave para a qualificação aconteceu na penúltima jornada, quando triunfaram, por 3-1, na receção ao Montenegro. No derradeiro jogo, garantiram um ponto contra a Bulgária, mas podiam ter sido traídos em caso de derrota na partida e se Montenegro vencesse a Hungria.
Curiosidade estatística: Durante o apuramento não venceram nenhum jogo por mais de dois golos de diferença.
Histórico de participações no Euro
Presenças anteriores em fases finais: 0
Melhor desempenho na competição: nunca participou
Desempenho no EURO 2020: não foi
O facto de só em 2006 se ter separado de Montenegro torna o histórico nesta competição inexistente. No entanto, a Sérvia tem vários jogadores de classe mundial nesta equipa e pode mesmo tornar-se um caso sério, tendo em conta os jovens jogadores que estão a despontar.
Se é a estreia em Europeus, no que toca a Mundiais já tem um registo mais válido, tendo conseguido chegar à fase final da competição em 2010, 2018 e 2022, destacando-se apenas duas vitórias na história: contra a Alemanha (1-0), em 2010, e contra a Costa Rica (1-0), em 2018.
Quem é o selecionador? Dragan Stojkovic
Como jogador notabilizou-se ao serviço do Estrela vermelha e dos japoneses do Nagoya Grampus, tendo também tido passagens por clubes como Hellas Verona ou Marselha.
O treinador, de 59 anos, iniciou o seu percurso nos bancos em 2008, no mesmo clube do Japão, tendo também passado pela China (Guangzhou) e Catar (Al-Shamal). Assinou como selecionador sérvio em 2021 e tem realizado um belo trabalho, pelo seu país. Conta dois títulos na carreira: uma Liga japonesa e uma Supertaça do Japão.
Quem são as estrelas e os jogadores a ter em conta?
Jogador mais utilizado na fase de qualificação: Sergej Milinkovic-Savic, com 720 minutos (8 jogos).
Melhores marcador na fase de qualificação: Aleksandar Mitrovic (5 golos)
Mais assistências na fase de qualificação: Dusan Tadic (4 assistências)
Embora tenha muita qualidade individual, esta equipa distingue-se pelo enorme entrosamento e capacidade de sacrifício coletivo. Assente num 3-4-3, é no ataque que está a maior força, onde imperam nomes como Mitrovic, Vlahovic ou Tadic.
Mas vamos começar do início. Se Vanja Milinkovic-Savic tem sido o dono indiscutível da baliza, agora tem a séria concorrência de Djordje Petrovic, que tem sido o titular no Chelsea.
Na defesa, Strahinja Pavlovic, do Salzburgo, pode ser a grande surpresa no onze titular onde se deverá juntar a Milenkovic e a Babic.
No meio-campo, Lukic e Gudelj deverão ser os estandartes de segurança defensiva, enquanto nomes como Kostic, Radonjic, Samardzic e os citados em cima vão lançar o pânico.
O lugar da frente deverá pertencer mesmo ao ponta de lança do Al Hilal, que já é um histórico da Sérvia.
Os 26 convocados da Sérgia
- Guarda-redes: Vanja Milinković-Savić (Torino), Đorđe Petrović (Chelsea), Predrag Rajković (Mallorca)
- Defesas: Srđan Babić (Spartak Moskva), Nikola Milenković (Fiorentina), Filip Mladenović (Panathinaikos), Strahinja Pavlović (Salzburg), Uroš Spajić (Crvena zvezda), Nemanja Stojić (TSC), Miloš Veljković (Werder Bremen)
- Médios: Veljko Birmančević (Sparta Praha), Mijat Gaćinović (AEK Athens), Nemanja Gudelj (Sevilla), Ivan Ilić (Torino), Saša Lukić (Fulham), Nemanja Maksimović (Getafe), Srdjan Mijailović (Crvena zvezda), Sergej Milinković-Savić (Al-Hilal), Lazar Vujadin Samardžić (Udinese)
- Avançados: Luka Jović (Milan), Filip Kostić (Juventus), Aleksandar Mitrović (Al-Hilal), Petar Ratkov (Salzburg), Dušan Tadić (Fenerbahçe), Dušan Vlahović (Juventus), Andrija Živković (PAOK)
Comentários