O Euro2024 permitiu verificar a afirmação de grandes estrelas do futebol Mundial, como são os casos dos espanhóis Nico Williams e Yamine Lamal, ou do britânico Kobie Mainoo. O antigo internacional inglês, Wayne Rooney, fez questão de deixar uma curta análise destas jovens estrelas, com uma comparação a Cristiano Ronaldo pelo meio.

O ex-avançado do Manchester United acredita que os nomes referidos acima são dignos sucessores no papel de figuras principais do futebol europeu. "Lamine Yamal faz-me lembrar como eu era no Campeonato da Europa de 2004 - um adolescente a divertir-se imenso. E o Nico Williams é excecionalmente bom. Faz-me lembrar o Cristiano Ronaldo quando era jovem. Um grande jogador, que exige a bola e, por vezes, tenta demasiado, mas normalmente faz as escolhas certas", começou por dizer.

CR7 e Lionel Messi já passaram o seu auge e Wayne Rooney já tem uma ideia sobre quem os pode substituir como "deuses do Olimpo" do futebol mundial. "Williams também será considerado em breve um dos melhores do mundo. Precisamos de jogadores para substituir Lionel Messi e Cristiano no topo. Espera-se que Williams, Mainoo, Foden, Bellingham, Yamal - juntamente com Kylian Mbappé e Erling Haaland - o façam".

Outro dos nomes que se tem destacado é Kobie Mainoo, que Rooney considera um jogador muito interessante. "Ele compreende bem o jogo. Está sempre na posição certa e não se limita a ficar no meio campo. Quando tem a posse de bola, avança para a frente ou para os lados e cria vantagens numéricas. A sua relação com Phil Foden tem sido importante. Os dois jogam um com o outro e têm a mesma ousadia e coragem para pegar na bola", explicou.

A fechar, deixou rasgados elogios aos dois selecionadores finalistas, Luis de La Fuente e Gareth Southgate. "Ambos os treinadores merecem um grande elogio por terem escolhido estes jovens jogadores. Uma final com eles é uma ótima publicidade para o futebol", concluiu.