Alexia Putellas e outras duas jogadoras da seleção espanhola feminina prestaram depoimento em tribunal no caso do beijo forçado de Luis Rubiales em Jenni Hermoso, companheira de equipa de Putellas e das demais.

Putellas, a central do Barcelona e capitã de la Roja, Irene Paredes, e a guarda-redes Misa Rodríguez estiveram esta segunda-feira a prestar, disse à AFP uma fonte judicial.

Putellas, vencedora da Bola de Ouro de 2021 e 2022, foi uma das primeiras a apoiar Jenni Hermoso, ao julgar "inaceitável" o discurso de Luis Rubiales quando este anunciou que não tinha intenção de renunciar ao cargo de presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

Esta segunda-feira (25), o juiz responsável pelo processo ouviu o irmão e uma amiga de Hermoso, que, segundo a fonte judicial, confirmaram as declarações da número 10, segundo as quais o beijo não foi consentido e que a jogadora sofreu pressão de Rubiales assim como de outros elementos da Federação Espanhola para que não reprovasse publicamente a postura do dirigente.

Rubiales está a ser investigado pela Justiça espanhola por agressão sexual e coação.

Ainda esta segunda-feira compareceram vários peritos e, na quinta-feira, será a vez de vários membros da RFEF também serem presentes a um juiz.

No entanto, não se sabe se Hermoso será convocada pelo juiz e quando.

Rubiales, que afirma que o beijo foi consentido, depôs a 15 de setembro, quando foi proibido de se aproximar a menos de 200 metros da jogadora.

O caso começou a 20 de agosto, quando Rubiales beijou Hermoso na boca, agarrando-a pela cabeça, durante a cerimónia de entrega de medalhas no relvado do estádio de Sydney logo depois da vitória da Espanha sobre a Inglaterra (1-0) na final do Campeonato do Mundo de futebol feminino.

As imagens provocaram indignação internacional e Rubiales foi suspenso pela FIFA

Rubiales, que se negou a deixar o cargo no início, alegando que era vítima de um "falso feminismo", acabou por renunciar em 11 de setembro.

Na última sexta-feira, antes de um jogo pela Liga das Nações, as jogadoras de Espanha e Suécia posaram atrás de um cartaz no qual se lia a frase "Se acabó" ("Acabou", em tradução literal), popularizado após o beijo não consentido de Rubiales em Hermoso.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.