Depois da passagem e do empate histórico frente ao Barcelona, na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões feminina, o Benfica deslocou-se à Madeira, para defrontar o Marítimo. As encarnadas

A primeira equipa a ameaçar o golo foi até o Marítimo, com Nicole Nunes a rematar forte, aos três minutos, a bola embateu no poste da baliza defendida por Lena Pauels.

A resposta da equipa da capital não demorou muito, e as encarnadas viriam mesmo a inaugurar o marcador à passagem do minuto 20. Andreia Faria fez a assistência para Nycole Raisla que à entrada da área fez o gosto ao pé e fez o primeiro, e único, golo da partida.

Não tinham passado dois minutos, quando Anna Gasper esteve perto de ampliar a vantagem com um remate à trave.

As equipas foram para intervalo com as águias a vencer e a dominar o jogo do arquipélago da Madeira. Aos 48, Laura Luís ainda festejou mas o VAR viria a intervir por fora de jogo de Rebekka Fredriksen.

O Marítimo ia criando situações de perigo, mas a linha defensiva e, principalmente, Lena Pauels, ergueram um muro para tentar manter a vitória no Estádio Imaculada Conceição.

Aos 83 minutos, a formação encarnada esteve muito perto de dilatar a vantagem por duas oportunidades. Recém entrada, Chandra Davidson atira ao poste da baliza do Marítimo e, na recarga, Lara Martins remata para um corte providencial de Joana Silva em cima da linha de golo.

O Benfica volta à liderança do campeonato, com 30 pontos, depois de na véspera o Sporting ter vencido o Valadares de Gaia. O Marítimo desceu ao quinto lugar, com 22 pontos. As encarnadas voltam a entrar em campo, na quarta-feira, em jogo em atraso da 12.ª jornada, frente ao Torreense, no Benfica Campus.

Sporting volta às vitórias

Sporting vence Valadares Gaia
créditos: Federação Portuguesa de Futebol

No sábado, o Sporting subiu provisoriamente à liderança do campeonato nacional, numa altura em que o Benfica tinha dois jogos a menos (da 12.ª e da 13.ª jornada), depois de receber e vencer o Valadares Gaia, por 2-0.

A primeira oportunidade do jogo surgiu para a equipa da casa, Jacynta Gala assistiu Olivia Smith que num remate rasteiro viu Erin Seppi a defender de forma apertada aquele que podia ser o primeiro golo das verdes e brancas.

O domínio era da equipa da casa, mas, a formação de Gaia mostrava eficácia defensiva que não permitia as sportinguistas de marcar o primeiro do encontro.

Contudo, aos 41 minutos, surgiu o primeiro, e que golo. Fátima Dutra bateu o livre indireto e Olivia Smith rematou forte e colocado, de fora da área, para um grande golo que inaugurou o marcador da partida.

As duas equipas recolhiam aos balneários, com as leoas a vencerem por uma bola. A segunda parte voltou a demonstrar o domínio do Sporting, com uma grande oportunidade a abrir o segundo tempo. Mas, o segundo só viria a surgir, aos 67 minutos, da marca de grande penalidade. Falta de Sydney Parker sobre Claúdia Neto e, Joana Martins da marca dos onze metros fez o 2-0.

O Sporting subia assim à condição, ao primeiro lugar, com 30 pontos. Contudo, já neste domingo, as encarnadas recuperaram a liderança ao vencer o Marítimo. Já o Valadares Gaia, segue na sexta posição, com 18 pontos.