A britânica Emma Hayes, de 47 anos, será a nova técnica da seleção feminina de futebol dos Estados Unidos da América, anunciou o 'Team USA' esta terça-feira (14).

"É uma grande honra ter a oportunidade de comandar a melhor equipa da história do futebol internacional. A minha conexão e sentimentos por esta equipa são profundos. Há muito tempo que sonho em treinar os Estados Unidos, esta oportunidade é um sonho que se tornou realidade", disse Hayes, citada num comunicado de imprensa da federação.

Hayes iniciou a sua carreira de treinadora ainda muito jovem nos Estados Unidos, no começo dos anos 2000.

Emma Hayes vai primeiro concluir a temporada 2023-2024 no Chelsea - equipa que dirige desde 2012 e com o qual chegou à final da Liga dos Campeões em 2021 - antes de assumir a seleção dos EUA "dois meses antes dos Jogos Olímpicos de Paris" (que começam em julho de 2024), especifica a federação. Até lá, a equipa será comandada de forma interina por Twila Kilgore.

As norte-americanas, que vinham de dois títulos mundiais (2015 e 2019), fracassaram no Mundial de 2023 ao serem eliminadas nos oitavos de final pela Suécia, nos penáltis, em agosto.