Dia histórico para o futebol feminino português, com a Seleção lusa a garantir o apuramento para o Mundial2023 pela primeira vez, na sequência do triunfo por 2-1 diante dos Camarões, na final do Grupo A do Play-off Intercontinental, em Hamilton, na Nova Zelândia.

Uma grande penalidade apontada por Carole Costa, aos 90+4 minutos, selou a inédita qualificação lusa, depois de, aos 89, a camaronesa Ajara Nchout ter anulado o tento inicial de Portugal, apontado por Diana Gomes, aos 22.

O golo inaugural de Diana Gomes concretizava o total domínio da Seleção Nacional na meia hora inicial. Kika Nazareh bateu um livre para o primeiro poste, onde apareceu a central do Sevilha a cabecear cruzado, em cheio ao poste. Na recarga, e com a baliza à mercê, Diana Gomes encostou para o 1-0.

Veja o golo

De referir que o conjunto de Francisco Neto dispôs das oportunidades mais claras do jogo, com duas bolas enviadas aos ferros.

Já na reta final, Abam introduziu a bola na baliza no que seria o empate para as camaronesas. No entanto, a ponta de lança do Houston Dash estava em posição adiantada.

Mas aos 89 minutos os Camarões festejaram mesmo: Nchout recebeu uma bola à entrada da área portuguesa, rodou e atirou rasteiro para o empate.

Já nos descontos,  Johnson desviou o remate de Andreia Jacinto com o braço direito, a árbitra foi ao VAR e assinalou grande penalidade favorável a Portugal. Chamada à conversão, Carole Costa não falhou.

Portugal consegue, pela primeira vez na sua história, apurar-se para uma fase final de um campeonato do mundo, após ter estado nos últimos dois Europeus (2017 e 2022).

A equipa das quinas junta-se agora no Grupo E aos Países Baixos (jogo em 23 de julho), medalhas de prata no último Campeonato do Mundo, Vietname (27 de julho) e às campeãs em título Estados Unidos (01 de agosto).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.