A Visa publicou recentemente um estudo onde realça o grande potencial de crescimento do futebol feminino a nível mundial. O trabalho intitulado "The compound effect in women´s football", destaca o aumento significativo, não só de popularidade da modalidade, como também de impacto económico nos últimos cinco anos.
Segundo o mesmo estudo, na base deste crescimento está o aumento do investimento global no futebol feminino, algo que se traduz em mais e mais lucrativos patrocínios e contratos de transmissão televisiva.
A taxa de retenção de novos adeptos mostra que 53% dos adeptos da modalidade adquiriram gosto pela mesma nos últimos três anos, valor que aumenta em nove porcento se atentarmos a adeptos entre os 18 e os 24 anos. Para além disso, o estudo indica que estes adeptos do futebol feminino tendem a gastar mais 71% em 'merchandising' e 41% em entretenimento ligado à modalidade, em comparação com seguidores da vertente masculina.
De acordo com esta publicação, um dos motivos para o crescimento no número de adeptos do futebol feminino está relacionado com as suas características e carisma únicos; para além das personalidades próprias das jogadores, os adeptos a sentirem-se parte de uma experiência mais inclusiva.
Como exemplo do recente impacto econónimo do futebol feminino, o estudo usa como exemplo o recente Campeonato do Mundo, disputado em 2023. Dados avançados sobre a competição indicam que a prova contribuiu em 1,9 mil milhões de dólares para o PIB global, tendo gerado mais de 38 mil empregos e adicionado cerca de 932 milhões de dólares aos rendimentos das famílias.
Este estudo foi feito a sete mil adeptos espalhados por sete países. Do total dos inquiridos, 70% acredita que as marcas comerciais têm um grande impacto no crescimento e visibilidade do futebol feminino mundial.
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