A futebolista Fátima Pinto transmitiu hoje a intenção de a seleção portuguesa feminina em “retirar as fortalezas” à Áustria no duplo compromisso perante este adversário, nas terceira e quarta jornadas da Liga das Nações.

“Temos de focar-nos em nós, nos nossos pontos, trabalhar nisso e encarar o jogo como todos os outros. Acho que o facto de termos ganho à Noruega e elas [a Áustria] não, não tem grande importância, porque cada jogo é um jogo e sabemos que a Áustria vai lutar até ao fim e com todas as forças. Mas nós queremos retirar as fortalezas delas e conseguir as nossas contra elas”, anteviu a médio, que representa o Sporting.

Fátima Pinto, de 27 anos, faz parte da lista de 25 convocadas pelo selecionador Francisco Neto, que inclui a estreia de Maria Miller, do Sporting de Braga, que poderá se tornar na mais recente internacional A por Portugal.

“Tentamos sempre que [as novas jogadoras] sejam bem recebidas, porque sabemos que é um momento especial para todas vir cá pela primeira vez e tentamos que se sintam bem,” declarou a centrocampista, dando as boas-vindas às companheiras que mais recentemente se juntaram ao grupo da equipa nacional.

A lista de convocadas inclui os regressos de Mariana Azevedo e Carolina Mendes, também da equipa bracarense, e Jéssica Silva, do Benfica, após lesão, e, por outro lado, em relação à derradeira convocatória, registam-se as ausências de Carole Costa, do Benfica, devido a lesão, e também de Bruna Lourenço e Joana Martins, do Sporting, e Nádia Gomes, que compete nos Eestados Unidos ao serviço do São Francisco Glens.

Fátima Pinto, que regista 82 internacionalizações por Portugal, reconheceu que a equipa lusa está a tornar-se cada vez mais experimentada nas grandes competições e, por essa razão, não treme perante momentos competitivos como este que se avizinha e ambiciona terminar a quarta jornada com nove pontos conquistados, em 12 possíveis.

”Poder somar nove pontos, depois destas duas jornadas que teremos pela frente, seria incrível para nós, temos consciência da dificuldade dos jogos e sabemos da dupla jornada que a Áustria fez. Bateu-se bem contra a França, que teve poucas oportunidades de golo e conseguiu um empate frente à Noruega. Sabemos que serão jogos difíceis, mas queremos, sim, poder sair desta dupla jornada com nove pontos”, assinalou Fátima Pinto.

A internacional portuguesa mostrou-se bem identificada sobre a equipa austríaca, da qual espera oposição à altura e dois desafios extremamente competitivos.

“Sabemos que têm muitas jogadoras a jogar nos campeonatos alemão e inglês, que se destacam muito pelo físico, e nós temos de combater isso. A Noruega mostrou muito respeito por nós e pelo nosso jogo, baixou linhas e talvez a Áustria faça o mesmo, temos de ver”, referiu sobre a postura que a Áustria poderá adotar para os dois jogos contra Portugal.

Depois de um desaire na visita à França (2-0) e de um triunfo na receção à Noruega (3-2), Portugal defronta agora, nas terceira e quarta jornadas do Grupo 2 da Liga A, a congénere austríaca, que empatou com as norueguesas e saiu derrotada com a França.

O primeiro duelo está agendado para esta sexta-feira, pelas 18:00 locais (17:00 em Lisboa), no Stadion Schnabelholz, na cidade austríaca de Altach, com a segunda partida a disputar-se quatro dias depois, em 31 de outubro, a partir das 18:15, em solo luso, no Estádio do Varzim.

Com duas rondas disputadas, Portugal ocupa a segunda posição do agrupamento, com três pontos, atrás da líder França, com seis, seguindo-se Áustria e Noruega, ambas com um ponto. O primeiro classificado apura-se para a 'final four', o segundo mantém-se na Liga A, o terceiro joga o 'play-off' de manutenção e o último é despromovido à Liga B.