Jéssica Silva, jogadora do Benfica, deixou uma mensagem de solidariedade para com as jogadoras que denunciaram o treinador Miguel Afonso de assédio sexual, quando este orientava o Rio Ave, em 2020/21.

"Não estraguem o nosso sonho. Ser futebolista e fazer parte da gigante evolução do futebol feminino é um orgulho! É mesmo! E o assédio sexual é condenável de forma transversal. Tendo em conta estas últimas notícias, não poderia deixar de destacar a minha solidariedade com todas estas futebolistas. Jamais podemos ficar caladas", defende a jogadora.

"Se não nos pronunciarmos sobre este assunto, sabendo e tendo conhecimento dos factos, também estamos a fazer parte desta triste história e a aumentar a probabilidade de que isto se repita no futuro. Peço, acima de tudo, que não estraguem o nosso sonho. O desporto feminino, em especial o futebol, está a crescer exponencialmente e estes casos são absolutamente reprováveis. Vergonhosos. Coragem para todas as que viveram algo assim. E não se esqueçam: não estão sozinhas", acrescenta.

De acordo com o jornal Público, Miguel Afonso terá trocado mensagens íntimas com jogadoras do emblema do Rio Ave, com idades entre os 18 e 20 anos. O treinador de 40 anos foi contratado em 2020 pelo Rio Ave para comandar a recém-criada equipa de futebol feminino no início da temporada.

Já esta sexta-feira, várias jogadoras treinadas por Miguel Afonso formalizaram, através do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), queixas por assédio sexual na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e na Polícia Judiciária (PJ). O técnico foi entretanto suspenso preventivamente pela FPF.