A Direção da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta quinta-feira, a aprovação dos novos formatos competitivos dos campeonatos nacionais de futebol feminino da Liga BPI, II e III divisões e, com a criação da IV Divisão.

A temporada 2024/2025 já vai sofrer alterações, sendo considerada uma época de "ajustamento". Estas mudanças consistem não apenas na criação de um novo escalão, mas também na alteração do número de participantes nos vários escalões seniores do futebol feminino.

No caso da Liga BPI continuará a ser disputada por 12 equipas, contudo, em 2025/2026, será reduzido para 10 o número de equipas em competição. De acordo com o que já tinha sido regulamentado, há duas temporadas atrás, os jogos vão passar a ser realizados em campos de relva natural.

No caso das II e III divisões a partir da época 2026/2027 vão contar com 12 equipas em competição, enquanto que, a IV divisão será "uma competição aberta e com forte base regional".

Com estas medidas a FPF pretende "melhorar a competitividade", evitando a sobrecarga do calendário devido ao aumento de equipas nas competições da UEFA, como é o caso da Liga dos Campeões, o aumento da base de recrutamento de futebolistas portuguesas e, por fim, da maior distribuição e, de forma mais criteriosa, dos fundos de apoio aos clubes, no valor de 7,8 M de euros.

Ora veja o plano de reestruturação:

Plano de reestruturação dos campeonatos de futebol feminino
Plano de reestruturação dos campeonatos de futebol feminino Plano de reestruturação dos campeonatos de futebol feminino créditos: FPF