A seleção portuguesa feminina de futebol de sub-19 assegurou hoje o apuramento para a fase final do Europeu da categoria, ao empatar (1-1) com a Noruega, em jogo da terceira jornada do Grupo A2 de qualificação.

Na Cidade do Futebol, em Oeiras, o golo de Neide Guedes, aos 76 minutos, anulou a vantagem norueguesa, conseguida por Anna Nigardsoy, aos 15, e permitiu ao conjunto de Marisa Gomes fechar a fase de apuramento sem derrotas, com sete pontos, os mesmos que a Noruega, que precisava de vencer as lusas para garantir a ultrapassagem.

Portugal dispôs de uma boa situação para empatar ainda na primeira parte, por Joana Valente, aos 20 minutos, mas esta atirou ao lado em boa posição e as lusas saíram para intervalo em desvantagem.

Neide Guedes apontou o golo de que a equipa lusa necessitava para garantir a qualificação, num encontro que seguiu equilibrado, com registo de poucas ocasiões de golo, mas com ligeira superioridade das portuguesas, que ainda estiveram próximas de garantir a reviravolta num remate ao lado também da autoria de Neide Guedes, aos 86 minutos.

A igualdade, ainda assim, revelou-se suficiente para Portugal regressar a uma fase final de um Europeu sub-19 feminino, 13 anos após a última participação, na sétima presença absoluta em grandes competições internacionais femininas - duas em Europeus seniores, uma presença num Mundial a nível sénior, duas presenças em Europeus sub-17 e, com este apuramento, também a segunda presença em fases finais de Europeus sub-19.

Antes de empatar com as norueguesas, e selar o apuramento, a equipa portuguesa já tinha vencido a Islândia (2-0), na quarta-feira (2-0), e Eslovénia (5-1), no sábado, e partia com quatro golos de vantagem face às suas opositoras para o jogo da terceira e última jornada, sendo que apenas o vencedor da ‘poule’ garantia o acesso à fase final do Campeonato da Europa.

O confronto direto era o primeiro critério de desempate nessas contas, das quais já estavam arredadas a Islândia e a Eslovénia, que também se defrontaram hoje, com as islandesas a derrotarem as eslovenas (4-1), despromovidas à Liga B de qualificação para a edição seguinte da prova, sem qualquer ponto conquistado.

Portugal foi semifinalista em 2012, na sua única presença no Europeu feminino de sub-19, cuja fase final da 22.ª edição vai decorrer entre 15 e 27 de junho, com a anfitriã Polónia e os vencedores dos sete grupos da Liga A.