Isolados politicamente do Ocidente, Rússia e Coreia do Norte protagonizaram nos últimos dias dois jogos de futebol feminino, um “dérbi” que serviu para reforçar a relação entre duas nações párias, segundo relata o jornal russo “The Moscow Times”.
Estes dois jogos, num espaço de quatro dias, tiveram lugar 27 dias depois de o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter realizado uma visita à Coreia do Norte, para se encontrar com o seu homólogo norte-coreano, Kim Jong Un.
No primeiro jogo, também realizado em Moscovo, a seleção russa feminina foi derrotada pela norte-coreana por 0-3, enquanto na segunda mão a partida terminou com um empate a zero.
Mais do que o jogo de futebol, esta partida juntou dois países que, por motivos diferentes, estão politicamente afastados do Ocidente, num momento em que se vivem conflitos globais e tensões diplomáticas.
Curiosamente, a seleção feminina da Coreia do Norte é a décima melhor do mundo.
A sua posição no ranking da FIFA, que é calculada através de um sistema de pontos baseado no desempenho, significa que está acima das potências do futebol tradicional, como Holanda, Itália e Argentina.
As jogadoras norte-coreanas destacaram-se em torneios continentais, vencendo três Copas Asiáticas, três Jogos Asiáticos e três Campeonatos do Leste Asiático.
Por seu turno, a seleção feminina da Rússia está em 27º lugar, mas está impedida de acumular pontos desde que foi suspensa da FIFA em 2022.
Desde o início da invasão da Ucrânia, a Rússia entrou em conflito com os órgãos dirigentes do futebol, a UEFA e a FIFA, uma vez que ambos suspenderam as seleções seniores russas de competir nos seus torneios.
A seleção feminina foi expulsa do Campeonato Europeu feminino de 2022, disputado na Inglaterra, enquanto a seleção masculina não foi autorizada a participar em nenhum jogo de qualificação para o Campeonato Europeu masculino, que terminou na noite de domingo com uma vitória espanhola.
Desde então, a seleção feminina disputou apenas algumas partidas contra adversários como Irão, Botsuana e China, enquanto a masculina teve de suportar um hiato de 25 meses no futebol internacional.
Nas Olimpíadas de Paris, no próximo mês, todos os 16 atletas russos convidados para os Jogos competirão com cores neutras.
Já os atletas norte-coreanos competirão sob sua própria bandeira em eventos que vão do boxe ao ténis de mesa.
A seleção feminina de futebol perdeu por pouco a qualificação depois de perder para o Japão.
Desde que Putin ordenou a invasão em grande escala da Ucrânia em 2022, a Rússia perdeu o direito de acolher a final da Liga dos Campeões em São Petersburgo e a Supertaça de 2023 em Kazan, enquanto os clubes nacionais foram mantidos afastados das competições da UEFA.
Comentários