Haverá taça ao início da noite desta terça-feira (19h45). No duelo grande das meias-finais da Taça da Liga inglesa, o Chelsea vai a Anfield Road defrontar o Liverpool em jogo da primeira mão. Se um jogo entre clubes ingleses é encantador por si só, uma partida onde estão dois colossos do futebol europeu ainda mais apetecível se torna.

O Chelsea é o líder da Premier League, com mais cinco pontos do que o Manchester City, e já não perde há dez partidas (nove triunfos e um empate). Na Taça da Liga, os "blues" tiveram um percurso simplificado, pois eliminaram Bolton (2-1), o modesto Shrewsbury Town (2-1) e o Derby County (3-1), enfrentando agora o rival mais complicado, quando estão a um passo da final.

A formação do norte de Londres, vencedora da competição em quatro ocasiões, deverá ter cara renovada e aparecer com atletas como Zouma, Obi Mikel, Ramieres, Schurrle, Rémy, Salah ou Drogba de início, esperando-se, contudo, que Mourinho não modifique a equipa em demasia, pois trata-se de um grande adversário.

O Chelsea - e o "special one" em particular (primeira competição que venceu em Inglaterra) - conquistaram a prova por duas vezes desde 2004/05, algo incrível tendo em conta que apenas haviam conquistado o troféu por outras tantas vezes em todo o seu histórico.

Já o Liverpool, treinado por Brendan Rodgers, antigo adjunto de José Mourinho na formação londrina (entre 2006 e 2009), tem vindo a aumentar o seu rendimento depois de um início de época complicado (atual oitavo classificado na liga), tendo somado sete vitórias e dois empates nos últimos jogos.

Na Capital One Cup, os "reds" afastaram Middlesbrough (2-2 no período regulamentar e 14-13 no desempate em penáltis), Swansea City (2-1) e Bournemouth (3-1). Em sentido contrário, não deverá haver grandes mudanças na formação inicial, pois esta é uma prova com história para o Liverpool (clube que mais vezes venceu o troféu - 8 - desde que este começou a ser disputado em 1960).

Os homens da cidade dos Beatles têm também um registo caseiro favorável diante do Chelsea, já que em três encontros na prova os "reds" conquistaram dois triunfos e apenas somaram uma derrota. No contexto geral, a formação de Anfield também está por cima com três vitórias e duas derrotas em cinco encontros. O peso da história medirá forças diante do passado presente.

Na antevisão do encontro, José Mourinho criou impacto ao afirmar ter estado perto de contratar Steven Gerrard, lenda do Liverpool, na sua primeira passagem por terras de sua Majestade: "Em 2005 fizemos tudo para o contratar e esteve muito perto de acontecer. Mas ele nunca me disse que viria. Sempre foi 'red', decidiu não vir e respeito-o por isso". O "happy one" não ficou feliz, confessando ter sido "a maior desilusão da sua carreira".

Já Rodgers confessou qua a relação entre si e o luso não tem sido tão próxima desde que este abandonou o Chelsea, embora mantenha um enorme respeito pelo "special one": "Eu tenho um enorme respeito por ele, ele é um homem e um treinador maravilhoso", disse, acrescentando depois que conserva "conversas que tinha antes", pois ultimamente tornaram-se "rivais". Contudo, "o respeito não se perdeu. Ele é um bom homem", acrescentou.

A segunda mão do encontro será disputada dentro de uma semana (dia 27), em Stamford Bridge.