A Federação Angolana de Futebol (FAF) reajustou hoje, em Luanda, as jornadas 13, 14 e 15 do Campeonato Nacional da primeira divisão (Girabola), devido aos próximos compromissos da seleção de honras, marcados para Maio.
Da decisão de consenso saída da reunião do órgão reitor com os clubes do Girabola2014, no anfiteatro da Cidadela Desportiva, a ronda 14, prevista para 30 e 31 de Maio, passa para 6, 7 e 8 de Junho, enquanto a 15, antes marcada para 7 e 8, será a 14 e 15 do mesmo mês.            
Na 13ª, apenas o jogo entre o 1º de Maio e o Recreativo da Caála sofre alteração, com a antecipação para o dia 24, paralisando a competição interna por uma semana.   
As mudanças na prova maior do futebol angolano, segundo o presidente do conselho técnico desportivo da FAF, Nando Jordão, que orientou o encontro com os representantes das agremiações, visam permitir melhor preparação da seleção angolana.  
Os Palancas Negras jogam a 28 de Maio com Marrocos, na região portuguesa de Algarve, e a 30 com o Irão em Viena, capital austríaca. Também contactos já avançados com a RD Congo e Suécia, para amistosos agendados para 4 de Junho, em Angola.   
A preparação da equipa orientada por Romeu Filemon, que no encontro reconheceu contributo e solidariedade dos clubes, arranca a 19 do próximo mês.
O desafio com o Irão foi solicitado em janeiro pelo selecionador iraniano, o português Carlos Queiroz, que prepara a presença daquele país asiático no Campeonato do Mundo do Brasil, marcado para o período de 12 de Junho a 13 de Julho.
A equipa angolana aproveita o reencontro com a congénere iraniana para ganhar entrosamento, tendo em vista o envolvimento na corrida à 30ª edição do Campeonato Africano das Nações a ter lugar o próximo ano, em Marrocos.
As duas seleções defrontaram-se pela primeira vez em 21 de Junho de 2006, na cidade de Leipzig, na terceira jornada do Grupo D do Mundial da Alemanha, que terminou igualada a um golo