A Federação Angolana de Futebol (FAF) esclarece que o fim prematuro do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão "Girabola2019/2020" apenas seria possível após discussão e consenso com os clubes, os principais atores da competição.

Em comunicado de imprensa, divulgado quinta-feira, a FAF admite que, por imperativo de calendário harmónico à escala continental e mundial, o caminho indica uma solução que reclame arranjos na disputa das últimas jornadas.

No documento são desmentidas informações veiculadas por alguns meios de comunicação social e plataformas digitais sugerindo o fim da prova, considerando a atual classificação, numa decisão administrativa e unilateral.

“A FAF desmente tais conteúdos, porquanto sempre optou por trabalhar sob o primado da lei e irá cumprir com as orientações das autoridades sanitárias nacionais e internacionais, com o objectivo de prevenir a propagação do coronavírus (COVID -19)”, lê-se na nota.

Acrescenta que encontros de trabalho têm sido realizados por meios tecnológicos cuja solução será levada aos clubes pela mesma via, já que não se sabe quando o problema sanitário irá terminar.

O Girabola2019/2020 é liderado pelo Petro de Luanda (54 pontos) contra 51 do 1º de Agosto, na segunda posição e menos um jogo.

Estas duas equipas mais tituladas da competição (Petro - 15) e 1º de Agosto (13) defrontam-se na próxima jornada (26ª).