A ascensão da equipa da Baixa de Cassanje de Malanje, à primeira divisão do futebol nacional "Girabola 2020/2021", implica a reabilitação do campo 1º de Maio e criação de outras condições para que a colectividade se mantenha na competição.

Esta opinião é do governador provincial, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, em declarações à imprensa, por ocasião da subida do conjunto malanjino ao Girabola, durante um sorteio realizado quinta-feira pela Federação Angolana da modalidade.

Para o responsável, urge trabalhar com a Associação Provincial e a direção do Clube para a busca de recursos financeiros, numa empreitada de responsabilidade colectiva, onde os sectores hoteleiros, turísticos e similares também têm a ganhar.

Segundo o governante, além da reabilitação do campo 1º de Maio, serão necessárias despesas com equipamentos, criação de condições sociais para os atletas, entre outras, para que Malanje continue a ser representada condignamente ao mais alto nível do futebol nacional.

“A ascensão da equipa da Baixa de Cassanje de Malanje constitui responsabilidades acrescidas para o Governo, agentes desportivos e adeptos em geral, face as exigências para a sua manutenção”, reiterou Kwata Kanawa.

Lembrou que a pedido do presidente da equipa, José Rafael, a Baixa de Cassanje poderá ser apoiada pelo Barcelona de Espanha, parceria que ao se concretizar, aliada aos esforços do Governo e de outros organismos afins, a permanência de Malanje na prova será um facto.

Assim, a província volta a disputar o campeonato nacional de futebol, 17 anos depois, sendo que o Cambondo e Ritondo, foram os últimos representantes.

Até a altura da interrupção do campeonato de apuramento à primeira divisão, por conta da covid-19, a Baixa de Cassanje liderava a série B com sete pontos.

Os malanjinos vão assim ocupar a última vaga para o próximo Girabola, deixada pelo 1º de Maio de Benguela, desclassificado da prova  por averbar duas faltas de comparência na primeira volta da época passada.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.