A vitória do Petro de Luanda este domingo, por 2-0, frente ao Bravos do Maquis, recolocou os petroflíferos na liderança do campeonato angolano de futebol, partilhada com o 1.º de Agosto, que não foi além de um empate.

Na última partida da ronda 27 do 'Girabola', disputada ao final da tarde deste domingo, o Petro de Luanda adiantou-se no marcador logo aos 15 minutos, frente à equipa que viajou da província do Moxico para a capital, por intermédio de Manguxi.

Aos 59 minutos, o avançado brasileiro Tiago Azulão carimbou a vitória dos ‘petrolíferos’ e cimentou a liderança entre os ‘artilheiros’, com 15 golos.

A três jornadas do final do campeonato, o Petro de Luanda soma 59 pontos, os mesmos que o 1.º de Agosto, que tem vantagem no confronto direto.

É que no sábado, num dos habituais derbies de Luanda, o 1.º de Agosto não foi além de um empate, 1-1, na deslocação ao terreno do Interclube, equipa treinada pelo português Paulo Torres e que ainda tenta chegar ao terceiro lugar do ‘Girabola’ de 2017.

Ainda este domingo, o Recreativo do Libolo entrou a perder em casa, frente à Académica do Lobito, com os forasteiros a abrirem o marcador logo aos seis minutos, por Ben Traoré. Os homens da casa, que vão para a segunda época longe do primeiro lugar (campeões em 2014 e 2015), igualaram por Kayá aos 25 minutos, consumando a reviravolta aos 85 minutos, por Figo.

No Uíge, o Santa Rita de Cássia, virtualmente despromovido à ‘segundona’, recebeu e surpreendeu o Sagrada Esperança, terceiro classificado, com um empate igualmente a uma bola, enquanto o histórico ASA, a tentar fugir à descida, bateu igualmente no sábado por 2-1, em Luanda, o JGM Huambo, que assim segue no penúltimo lugar da tabela.

A jornada 27 abriu já na sexta-feira, com o Kabuscorp do Palanca, de Luanda, a garantir um empate 1-1 frente ao 1.º de Maio, em Benguela, enquanto o Progresso do Sambizanga foi surpreendido em casa, na capital, perdendo com o Desportivo da Huíla por 2-1.

Este será um Girabola disputado até a última. Nas três jornadas que faltam, o Petro de Luanda joga fora com o Sagrada Esperança na 28.ª ronda, recebe o Santa Rita na 28.ª e termina a prova no terreno do 1.º de Maio de Benquela.

Já o 1.º de Agosto recebe o Progresso da Lunda Sul na 28.ª ronda, vai depois jogar fora com ASA na jornada seguinte e termina o Girabola2017 em casa frente ao Kabuscorp, em mais um dérbi do futebol angolano.

 
Resultados da 27.ª jornada:

1.º de Maio - Kabuscorp do Palanca, 1-1.

Progresso do Sambizanga - Desportivo da Huíla, 1-2.

Interclube - 1.º de Agosto, 1-1.

Santa Rita de Cássia - Sagrada Esperança, 1-1.

ASA - JGM Huambo, 2-1.

Recreativo do Libolo - Académica do Lobito, 2-1.

Progresso da Lunda Sul - Recreativo da Caála, 1-0.

Petro de Luanda - Bravos do Maquis, 2-0.
Classificação:

1. 1.º de Agosto 59 pontos.

2. Petro de Luanda, 59.

3. Sagrada Esperança, 47.

4. Kabuscorp, 47.

5. Recreativo do Libolo, 45.

6. Interclube, 40 (menos um jogo).

7. Progresso do Sambizanga, 38.

8. Desportivo da Huíla, 37.

9. Recreativo da Caála, 35 (menos um jogo).

10. 1.º de Maio, 34.

11. Bravos do Maquis, 29.

12. Académica do Lobito, 27.

13. ASA, 26.

14. Progresso da Lunda Sul, 26.

15. JGM Huambo, 24.

16. Santa Rita de Cássia FC, 17.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.