O Petro de Luanda deu hoje (sábado) um importante passo na luta pelo título do Girabola2019/20, ao vencer o Cuando Cubango FC, por 3-1, em jogo da oitava jornada do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão, disputado no estádio 11 de Novembro, na capital do país.

Inicialmente, os petrolíferos estiveram em desvantagem no primeiro quarto de hora, mas Tony, de penalty, aos 30 minutos, Isaac (44) e Job, já quase no final encarregaram-se da reviravolta.

O golo dos visitantes foi marcado por Paulito, aos 14 minutos, que emudeceu por completo a ruidosa claque tricolor em larga maioria nas bancadas.

Com uma entrada de rompante, que adivinhava forte intenção em sufocar o adversário, os dianteiros da formação luandense obrigam a duas intervenções arrojadas por parte do guarda-redes Rochaná do Cuando Cubango FC, logo no período 10.

Aos 12 minutos substituição forçada do jogador Cuca, por Paulito, na turma da cidade de Menongue, por lesão. Apesar disso, o recém-entrado futebolista inaugura o marcador, na sequência de um forte remate colocado após jogada combinada.

Aos 20 minutosa, Tony é incapaz de aproveitar posição privilegiada e remata para cima da baliza do Cuando Cubango FC, para desolação dos adeptos, que esperavam o melhor. O mesmo atacante iguala o resultado, em função da cobrança de um castigo máximo de mão a bola de um adversário em plena área.

Da pressão, que sempre encontrou a resposta do oponente, o Petro passa a vantagem com tento de Jacques, na intercepção de um cruzamento do lado esquerdo da baliza do guardião contrário, aos 44.

Desta toada, a contenda chega ao intervalo com a vantagem dos anfitriões. No reatamento, Massadila rende Lelé, no conjunto “forasteiro”.

Da outra parte, aos 62, Isaac entra no lugar de Yano. Ainda substituição de Nelito por Etienne, na equipa do Cuando Cubango, bem como de Picas por Job, no Petro, aos 73.

Decorridos 78, contrariedade nas hostes petrolíferas, com a expulsão de Danilson por prática de jogo violento, ao puxar um adversário que se prestava a entrar perigosamente na sua zona defensiva.

A referida situação não foi tolerada pelo árbitro Bernardo Nangolo, que exibiu o cartão vermelho directo. Assim, o treinador Toni Cosano volta a mexer no plantel do Petro, com entrada de Nary no lugar de Jacques, aos 80.

Já na fase derradeira, Job faz gosto ao pé, com um potente remate de belo efeito, que deixa atónito a equipa liderada pelo técnico Albano César.

Com este resultado, o Petro ascendeu à quinta posição, com 14 pontos, enquanto que o Cuando Cubango FC é o oitavo, com 11.

Anteceder ao desafio, o atacante Yano, do Petro, recebeu o troféu de melhor jogador do mês de Setembro do Girabola2019/20, dado pela Associação dos Futebolistas de Angola.

A prova é liderada, à condição, pelo Libolo, com 17 pontos, seguido pelo 1º de Agosto, com 15, e Interclube, com 14, ao passo que o Santa Rita de Cássia a 16ª e última posição, com dois.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.