O Progresso do Sambizanga impôs nesta segunda-feira, um empate a um golo na recepção ao 1º de Agosto no estádio dos Coqueiros, em partida de conclusão da 16ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão.

Numa partida sem grandes intervenções de ambas equipas, os “agostinos” na condição de visitantes procuravam a todo instante o caminho do golo com jogadas construídas por intermédio de Bua, Geraldo e Fofó, mas sem a direcção desejada.

Com algum fulgor ofensivo a primeira oportunidade de golo dos militares surgiu aos nove minutos quando Geraldo no corredor direito isolou seu colega Mongo, que rematou forte para a defesa apertada do guardião dos sambilas.

Passados 17 minutos, os rubros-negros abriram o marcador por intermédio de Jacques após uma jogada individual de Fofó que isola o avançado congolês, o mesmo livre de marcação fez o seu melhor.

Depois do golo sofrido, a formação do Progresso mostrava-se incapaz de travar o ímpeto do adversário que em jogadas ensaiadas foram criando grandes dificuldades aos sambilas.

No reatar da partida, os primeiros 15 minutos foram marcados com um certo equilíbrio de ambas equipas, mas com ligeiro ascendente dos militares que todavia apresentava maior argumentos ofensivos para vencer a partida.

Inconformado com o desempenho do seu conjunto, o técnico Hélder Teixeira fez entrar Maria Pia e Megue que deram outra dinâmica ofensiva a formação do sambila.

Aos 70 minutos o capitão agostino, Dany Massunguna na tentativa de passar a bola, oferece ao seu adversário Celso, o mesmo isola Yano que foi derrubado na grande área tendo o juiz Bernardo Moreira assinalado o castigo máximo. Yano chamado a cobrar rematou forte sem dar hipóteses ao guardião Tony Cabaça.

Debaixo de alguma contestação dos adeptos e equipa técnica militar, os sambilas nesta fase procuravam gerir o resultado, ao contrário do 1º de Agosto que a jogar com 10 jogadores tentava a todo instante remar contra a maré.

Aos 90+2 minutos, Fofó desperdiçou uma clara oportunidade de colocar a sua equipa a frente do marcador, depois de passar por um defesa dos sambilas, colocou-se em posição frontal do guarda-redes, mas deixou-se desarmar no momento de rematar.

Com este resultado, o 1º de Agosto mantém-se líder da competição com 32 pontos, contra 17 do Progresso em nono lugar.