O Sagrada Esperança da Lunda Norte venceu na tarde desta quarta-feira, por falta de comparência, na província do Huambo, o JGM local, que anunciou hoje a desistência do Girabola2018, por dificuldades financeiras.

No estádio dos Kurikutelas, no planalto central, a formação do Dundo cumpriu os formalismos exigidos pelas regras do futebol, pondo-se ao campo durante 15 minutos, sobre orientação da equipa de arbitragem liderada por Chitano Francisco.

O comissário do jogo, Pedro Canombo, confirmou a derrota do JGM do Huambo, por falta de comparência.

Por sua vez o secretário-geral do Sagrada Esperança, Fernando Madaleno, fez uma análise crítica da situação, referindo que a situação prejudica o desporto angolano.

“Não é admissível em pleno século XXI vivenciarmos situações do género, com equipa anfitriã a não comparecer para o jogo, por que quer desistir da competição”, disse o responsável, para quem já é tempo da FAF ter em conta tais situações, porquanto mancham a imagem do desporto angolano no exterior.

Por isso, Fernando Madaleno defende a necessidade da FAF tomar medidas exactas para evitar que episódios idênticos venham a se registar durante o Girabola.

Em declarações à imprensa, o presidente e proprietário do JGM, Jorge Mangrinha, anunciou a desistência da equipa do Girabola, justificando que o da clube está desprovida de verbas para continuar a suportar os encargos no campeonato, sobretudo as deslocações, o alojamento e os prémios de jogos do atletas.

O JGM do Huambo, actualmente treinado por uma comissão técnica orientada por Luís Borges, na sequência da demissão, há uma semana, do treinador Águas Zeca da Silva, ocupa o último lugar da tabela classificativa do Girabola com três pontos, fruto do igual número de empates em 10 jogos. Já o Sagrada Esperança é o sexto classificado com 15 pontos

A competição é liderada pelo Interclube com 26 pontos.