O Interclube de Luanda reforçou este fim de semana a liderança no principal campeonato angolano de futebol ao vencer por 3-1 em Cabinda e beneficiando ainda do empate entre os eternos candidatos, 1.º de Agosto e Petro.

Na passagem da 10.ª jornada, os ‘polícias’, treinados pelo português Paulo Torres, não tiveram dificuldades para, no sábado, levar de vencida o Sporting de Cabinda, que na época de regresso ao Girabola se mantém desafogada, a meio da tabela.

Também no sábado, o 75.º embate entre 1.º de Agosto e Petro de Luanda, o maior dérbi do futebol angolano, terminou sem golos, deixando ambas as equipas a marcar passo na corrida ao título de 2018.

Com dois jogos em atraso, devido à participação nas competições africanas, o Petro de Luanda, que nos últimos dois campeonatos terminou em segundo lugar, atrás dos ‘militares’, soma agora 14 pontos e vê o líder a oito de distância.

Já o bicampeão em título, 1.º de Agosto, que ainda está a disputar a Liga dos Campeões Africanos, soma quatro partidas em atraso, e surge por isso praticamente na cauda da tabela, agora a 13 pontos da liderança.

Ainda no sábado, o Recreativo do Libolo, candidato ao título, não foi além de um surpreendente empate sem golos em casa, no Calulo, Cuanza Sul, frente ao Domant FC, do Bengo, promovido esta época ao Girabola, enquanto no planalto central o novamente 'aflito' JGM do Huambo ‘empatou’ (1-1) o Desportivo da Huíla, equipa que em 2017 lutou pela permanência no principal escalão e que agora surge no topo do campeonato.

No domingo à tarde foi a vez de a província de Benguela receber duas partidas. No estádio do Buraco, a Académica do Lobito carimbou a vitória (1-0) apenas aos oito minutos dos descontos finais, através da conversão de uma grande penalidade, frente ao Cuando Cubango, enquanto o 1.º de Maio venceu em casa, na cidade de Benguela, o Recreativo da Caála, por 4-1.

A fechar a ronda, o Kabuscorp do Palanca, treinador pelo português Sérgio Traguil, recebeu hoje ao final do dia, no estádio dos Coqueiros, o Sagrada Esperança, vencendo por 2-0 e ultrapassando o adversário na tabela.

Resultados da 10.ª jornada:

- Sábado, 14 abr:

Bravos do Maquis - Progresso do Sambizanga, 3-2.

JGM do Huambo - Desportivo da Huíla, 1-1.

Recreativo do Libolo - Domant FC do Bengo, 0-0.

Sporting de Cabinda - Interclube, 1-3.

1.º de Agosto - Petro de Luanda, 0-0.

- Domingo, 15 abr:

Académico do Lobito - Cuando Cubango FC, 1-0.

1.º de Maio - Recreativo da Caála, 4-1.

Kabuscorp do Palanca - Sagrada Esperança, 2-0.

Classificação:

1. Interclube, 22 pontos.

2. Desportivo da Huíla, 16.

3. Académica do Lobito, 17.

4. Kabuscorp do Palanca, 15 (menos um jogo).

5. Petro de Luanda, 14 (menos dois jogos).

6. Sagrada Esperança, 14.

7. Progresso do Sambizanga, 13.

8. Recreativo do Libolo, 13.

9. Bravos do Maquis, 12 (menos um jogo).

10. Domant do Bengo, 12.

11. Recreativo da Caála, 11.

12. Cuando Cubango FC, 11.

13. Sporting de Cabinda 10 (menos dois jogos).

14. 1.º de Agosto, 9 (menos quatro jogos).

15. 1.º de Maio, 9 (menos um jogo).

16. JGM Huambo, 3 (menos um jogo).