O português João Paulo Costa estreou-se este fim de semana com uma vitória enquanto treinador do Recreativo do Libolo, reforçando a equipa campeã nacional de futebol em Angola a vantagem no "Girabola' 2015.

Com a saída do francês Sebastien Desabre, João Paulo Costa (que já integrava o conjunto técnico) foi escolhido pela direção do clube de Calulo para orientar a equipa principal, no Cuanza Sul, e venceu na estreia, em casa, no sábado, os históricos do 1.º de Agosto, de Luanda, por 3-2, no arranque da segunda volta.

Depois de um mau início de época, os 'militares' vinham em crescendo no campeonato e passaram em poucas jornadas dos últimos lugares até ao segundo posto, até serem parados agora pelo Libolo, após uma paragem de mais de um mês na competição.

Ainda assim, a vitória da equipa da casa só foi fechada durante a segunda parte, depois de 45 minutos de igualdade no marcador (2-2).

O rescaldo desta partida ficou marcado pela morte de quatro adeptos do 1.º de Agosto na sequência de um acidente de viação ocorrido na viagem de regresso a Luanda, ainda no sábado.

A segunda metade do 'Girabola' arrancou na sexta-feira, com o Benfica de Luanda a receber no estádio 11 de Novembro a equipa do Desportivo da Huíla, vencendo por 1-0, mantendo as 'águias' da capital o segundo lugar e a diferença de quatro pontos para o líder Libolo.

Já no domingo registou-se a surpresa da 16.ª jornada, com o "lanterna vermelha" Recreativo da Caála a "empatar", sem golos, no Huambo, com o Kabuscorp do Palanca, de Luanda, vice-campeão em título e vencedor do Girabola de 2013.

Com a classificação tremida à entrada para a segunda metade do campeonato, nos lugares de descida, os 'aviadores' do ASA infligiram no sábado uma derrota por 1-0 ao Progresso do Sambizanga, outro dos emblemas históricos de Luanda e que estava a recuperar na tabela há várias jornadas, depois da entrada do treinador Albano César.

O Interclube, de Luanda, já sem o antigo jogador benfiquista Ilian Iliev no comando técnico, após rescisão do contrato com o clube dos 'polícias', venceu por 3-0 os 'diamantíferos' do Sagrada Esperança.

Num duelo entre dois emblemas que há um ano jogavam na segunda divisão do futebol angolano, o Domant FC perdeu por 2-0 na deslocação ao terreno do Progresso da Lunda Sul, equipa que se consegue manter nos primeiros lugares da tabela ao fim de 16 jogos.

Resultados da 16.ª jornada:

- Sexta-feira, 10 jul:

Benfica de Luanda - Desportivo da Huíla, 1-0.

- Sábado, 11 jul:

Recreativo do Libolo - 1.º de Agosto, 3-2.

Progresso da Lunda Sul - Domant FC, 2-0.

Petro de Luanda - Sporting de Cabinda, 1-0.

ASA - Progresso do Sambizanga, 1-0.

Interclube - Sagrada Esperança, 3-0.

- Domingo, 12 jul:

Recreativo da Caála - Kabuscorp do Palanca, 0-0.

Académica do Lobito - Bravos do Maquis, 1-1.

Classificação:

1. Recreativo do Libolo, 33 pontos.

2. Benfica de Luanda, 29.

3. Kabuscorp do Palanca, 27.

4. 1.º de Agosto, 26.

5. Interclube, 26.

6. Progresso da Lunda Sul, 25.

7. Petro de Luanda, 23.

8. Progresso do Sambizanga, 20.

9. Sagrada Esperança, 19.

10. Bravos do Maquis, 19.

11. ASA, 17.

12. Desportivo da Huíla, 17.

13. Académica do Lobito, 17.

14. Sporting de Cabinda, 16.

15. Domant FC, 13.

16. Recreativo da Caála, 13.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.