Com principal propósito de contribuir na formação de praticantes angolanos, a obra Academia Desportiva do Clube 1º de Agosto tem a primeira fase já em fase de conclusão, disse esta terça-feira, em Luanda, a arquiteta Elizabeth Cailo.

Em declarações à Angop, após visita de constatação do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, as obras do futuro centro de formação e demais infra-estruturas da agremiação militar, a especialista referiu que os trabalhos do edifício principal, o estádio de futebol e demais empreendimentos decorrem sem constrangimentos.

“Como o principal objectivo é pensar na formação dos jovens praticantes, para o desenvolvimento do desporto no 1º de Agosto e do país, podemos garantir que as obras da Academia estão a bom ritmo e na sua primeira fase de conclusão. Depois do campo de treinos, estamos a concluir o edifício principal da academia e o primeiro anel do estádio, entre outros,” disse.

Sem avançar a data de conclusão total do complexo desportivo, cujos trabalhos iniciaram em 2012, a representante da construtora adiantou o processo de acabamento e apetrechos no edifício principal de três pisos, a construção da piscina, pavilhões multiuso e trabalhos no estádio de futebol, que já possui o primeiro anel de oito mil assistentes.

Acrescentou que a segunda fase acontece em Dezembro de 2015, com o arrelvamento e outros apetrechos, sendo a terceira com iluminação e o segundo anel incluindo cobertura, perfazendo um total de 20 mil espectadores.

O titular da juventude e desportos, com o anfitrião presidente do 1º de Agosto, Carlos Hendrick, dirigiu-se antes ao Internato 4 de Abril, também localizado nas instalações do antigo quartel das transmissões, percorreu as obras do edifício principal da Academia, o campo de treinos, o futuro estádio, piscina e pavilhões polidesportivos.

No local, Gonçalves Muandumba recebeu explicações sobre o desenrolar dos trabalhos, cuja primeira fase está em acabamento, bem como expressou a sua satisfação pela iniciativa da direcção do 1º de Agosto e o engajamento de todos os envolvidos.

O projecto da academia desportiva, no qual se destaca o estádio de futebol com capacidade para 20 mil espectadores, despertou atenção dos visitantes, por ter já o primeiro anel praticamente concluído, vai chamar-se França Ndalu, em homenagem a um dos fundadores do clube.

Localizado no distrito urbano da Maianga, comuna do Cassequel, na unidade de transmissões das Forças Armadas, a infra-estrutura dispõe, além do estádio, de um pavilhão multiuso, campo de ténis, internato, escritórios, ginásios, piscina olímpica, colégio, entre outros.

O internato, inaugurado no dia 4 de Abril 2014, já alberga 24 jovens praticantes, dispõe de seis quartos, sala de visitas, refeitório, áreas trabalhos administrativos, sala de lazer, balneários e posto médico.

Recentemente foi apresentado, em Luanda, o português Bento Galamba Valente, pela direcção do 1º de Agosto, como o director técnico da Academia de futebol do clube militar.

A formação “militar”, que já possui outras infra-estruturas, movimenta, nos diversos escalões, as modalidades de futebol, basquetebol, andebol, atletismo, judo, karaté, voleibol, natação, xadrez, hóquei em patins, ténis, tiro e pesca desportiva.