Regressar ao terceiro lugar do Girabola é o objetivo do Progresso Associação Sambizanga, que tem na sua história dois jogadores que foram em épocas diferentes fortemente mediatizados quando alinharam pelo Sport Lisboa e Benfica.

Trata-se de uma agremiação muito popular de origem no bairro Sambizanga, musseque de Luanda, fundada a 17 de novembro de 1975 como resultado da fusão de três clubes: Juventude Unida do Bairro Alfredo, Juventista e Vaza, logo após a independência do país.

Tem como presidente de direção o bancário Paixão Júnior, e a sua equipa principal de futebol é orientada por Kito Ribeiro, treinador sensação nas duas últimas épocas, que substitui Albano César.

A meta é lutar pelo terceiro lugar do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2017). No plantel para a época de 2017, realce para a manutenção do capitão Adriano Nicolau "Yano", as entradas dos avançados Patrick (1º de Agosto) e Tshabalala (Académica do Lobito), bem como as saídas de Gerard, Brazuca, Viet e Lawrence.

As cores tradicionais do seu equipamento são o "amarelo e preto", tendo o "branco" como alternativo. O grupo realiza os jogos em casa no Estádio da Cidadela, com a capacidade de 30 mil espectadores, localizado no Distrito do Rangel, também considerado a "catedral" do futebol angolano, já que, num passado recente, foi o principal palco dos jogos internacionais das equipas angolanas e seleções nacionais.

O emblema sambila fez a sua estreia no Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola) em 1982 (3ª edição), teve o seu melhor momento no mesmo período em que ocupou a terceira posição da classificação geral.

A sua pior época aconteceu em 1999, na qual foi despromovido, depois de uma relativa regularidade. Na ocasião obteve apenas quatro vitórias, 13 empates e nove derrotas, nos 26 jogos disputados. Reergueu-se em 2000.

Sem nenhum título do Girabola, o Progresso possui no seu palmarés a conquista da Taça de Angola, em 1996, diante do 1º de Maio de Benguela, com o treinador Joaquim Dinis "Brinca Na Areia", que lhe possibilitou participar na extinta Taça das Taças Africanas, eliminado nos 16 avos de final pelo FC 105, do Gabão.

A fonte de financiamento são patrocinadores e contribuições dos sócios (cerca de cinco mil) e adeptos do clube. Não foi revelado o orçamento para a próxima empreitada.

Passaram pelas suas fileiras exímios executantes, como foram os casos mais recentes dos atacantes internacionais Vata e Pedro Mantorras, que militaram também no Sport Lisboa e Benfica (Portugal) e o selecionador cabo-verdiano Lúcio Antunes, sensação no CAN2013. Os nomes de Santinho, Praia, Salviano, Luís "Cão", Augusto Pedro, Santo António, Ginguma e Kiferro estão na memória dos mais velhos adeptos do futebol nacional.

O maior goleador da história do Progresso é o atacante "Yano", que no Girabola2012 foi o melhor "artilheiro" com 12 golos.

A permanência de Yano jogador, cujo contrato de manutenção por mais uma época, esteve envolta de uma certa indecisão, constitui o destaque do plantel para época de 2017, na medida em que tem galvanizado o conjunto em campo, apesar de sucessivas lesões.

O avançado de 24 anos de idade, descoberto na prova do Gira-bairro na província da Lunda Sul constitui a principal referência do Progresso, e também representa a seleção nacional.

A estreia na edição 2017 do GirabolaZAP será com o Petro de Luanda, no dia 11 de fevereiro, às 16 horas, no estádio 11 de Novembro. Razões financeiras fizeram com que o emblema trocasse o Brasil, onde desde 2012 na Toca da Raposa I realiza jogos-treinos com o Cruzeiro e o Atlético Mineiro, pela província de Benguela.

Além do Girabola, o conjunto sambila estará engajado na Taça de Angola.

Os sambilas terminaram na oitava posição da edição passada, com 39 pontos, em prova vencida pelo 1º de Agosto. Também foi finalista da Taça de Angola, ao perder diante do Recreativo do Libolo, por 1-2.

Plantel

Guarda-redes: Nyame, Titi, Badrick, Landu,

Defesas: Dieu, Nzau, Eliseu, Buchinho, Jonathan, René (ex-Progresso da Luanda Sul), Lunguinha,

Médios: Almeida, Kibeixa (ex-Interclube), Serge (Ex-ASA), Celso, Cuca, Megue, Norberto (ex-Progresso da Lunda Sul), Luís de Sousa, Vá, Bruno (ex-Kabuskorp), Silva, Fofó (Ex-ASA),

Avançados: Yano, Patrick (Ex-1º de Agosto), Tshabalala (ex-Académica do Lobito).

Equipa técnica: treinador principal, Kito Ribeiro, coadjuvado por Matateu, Dione, técnico de guarda-redes, Mbala, preparador físico, Rui.

O Progresso do Sambizanga possui uma revista denominada "O Progresso", propriedade do PAS.